Carvão mineral

Imagem:

Compartilhar:

De onde veio o horário de verão?

Criado em 09/10/12 15h16 e atualizado em 09/10/12 19h03
Por EBC

Carvão mineral
Alemanha adotou horário de verão durante a Primeira Guerra para economizar os gastos com carvão. (Divulgação/CRM Rio Grande do Sul)

A ideia foi lançada em 1784 por Benjamim Franklin, político e inventor americano, quando não havia ainda luz elétrica. De início, não teve muita aceitação por parte do governo dos Estados Unidos. De fato, o primeiro país a adotar oficialmente o horário de verão foi a Alemanha, em 1916, em plena Primeira Guerra, para economizar os gastos com carvão.

No Brasil, o primeiro horário de verão foi realizado entre 1931 e 1932, pelo presidente Getúlio Vargas, com duração de 5 meses. A prática vem sendo adotada sem interrupções desde 1985, com algumas diferenças nos estados e períodos de duração.

Somente em 2008, o decreto 6558, durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, definiu as datas para a mudança de horário e fixou a duração da medida em quatro meses.

Assim, ficou estabelecido que o horário de verão começa no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro. A única exceção ocorre quando o terceiro domingo de fevereiro coincidir com o domingo de Carnaval. Nesse caso, o horário de verão termina no quarto domingo de fevereiro.

 

Saiba quando começa e termina o horário de verão [2]


Entenda por que existe o horário de verão [3]


Confira os resultados do horário de verão na economia [4]


Veja os benefícios e os problemas do horário de verão [5]


Você sabe o que a população pensa sobre horário de verão? [6]


O que tem a ver horário de verão com os equipamentos eletrônicos? [7]

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [70] Fazer uma Reclamação [70] Fazer uma Elogio [70] Fazer uma Sugestão [70] Fazer uma Solicitação [70] Fazer uma Simplifique [70]

Deixe seu comentário