A Operação Planeta foi iniciada a partir de contato pelo disque-denúncia

Imagem:

Compartilhar:

Polícia Federal prende duas pessoas em Salvador suspeitas de tráfico de pessoas

Criado em 30/01/13 19h59 e atualizado em 30/01/13 20h43
Por Marcelo Brandão Edição:Fernando Fraga Fonte:Agência Brasil [2]

Polícia Federal
A Operação Planeta foi iniciada a partir de contato pelo disque-denúncia (Divulgação/Polícia Federal)

Brasília - A Polícia Federal (PF) prendeu, preventivamente, na tarde de hoje (30), em Salvador, dois suspeitos de traficarem mulheres para a Europa. As prisões fazem parte da Operação Planeta, cujo objetivo é desarticular uma quadrilha internacional de tráfico de pessoas. O grupo atuava na capital baiana, onde aliciavam mulheres com a promessa de emprego de dançarinas na Espanha.

As mulheres recebiam passagens aéreas, 100 euros para despesas e seguiam para a Europa. Lá, se viam obrigadas a trabalhar como prostitutas e descobriam que haviam contraído uma dívida de 4 mil euros. As jovens eram freqüentemente transferidas para outras casas noturnas, para que não estabelecessem vínculos de amizade suficientes para ajudá-las a escapar. “Essas moças realizavam programas ao custo de 40 euros cada, o que tornava impossível o pagamento da dívida”, informou a assessoria da PF.

A Polícia Federal conta com a cooperação do Cuerpo Nacional de Policia, da Espanha, e continua trabalhando para cumprir um mandado de condução coercitiva e três mandados de busca e apreensão. Na Espanha serão efetuadas prisões e o fechamento de dois estabelecimentos de prostituição, além do resgate das vítimas.

A Operação Planeta teve início a partir de uma denúncia feita pelo telefone 180, disque-denúncia da Secretaria de Política para as Mulheres da Presidência da República (SPM). A Embaixada do Brasil em Madrid auxiliou as polícias dos dois países.

Edição: Fernando Fraga

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [28] Fazer uma Reclamação [28] Fazer uma Elogio [28] Fazer uma Sugestão [28] Fazer uma Solicitação [28] Fazer uma Simplifique [28]

Deixe seu comentário