Coleta seletiva

Imagem:

Compartilhar:

Prefeitura do Rio recolhe 20% mais lixo nesse carnaval

Criado em 14/02/13 11h33 e atualizado em 14/02/13 11h50
Por Da Agência Brasil [2] Edição:Graça Adjuto

Coleta Seeletiva
Números divulgados pela prefeitura correspondem ao período que vai de sexta-feira passada (8) à Quarta-Feira de Cinzas (13) (Fernanda Ramalho / Creative Commons)

Rio de Janeiro – A Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro (Comlurb) recolheu 770 toneladas de lixo durante os cinco dias de carnaval na cidade. Segundo a empresa, a quantidade de resíduos coletados este ano é 20% maior que em 2012, quando foram recolhidas 643 toneladas. Os números divulgados pela prefeitura correspondem ao período que vai de sexta-feira passada (8) à Quarta-Feira de Cinzas (13).

A Comlurb contou com um esquema especial para o carnaval, com mais de mil trabalhadores por dia em toda a cidade. Desses, 600 atuaram no Sambódromo, 300 na limpeza das ruas após a passagem dos 400 blocos. Cento e vinte garis ficaram na região central da cidade, como a Lapa, Cinelândia e Avenida Rio Branco, onde também houve desfiles. Em Campinho, na zona norte, 50 garis cuidaram da limpeza da Estrada Intendente Magalhães.

Leia também:

Desfile na Sapucaí produziu mais lixo que carnaval de rua no Rio [3]

Associação já recolheu mais de 2 toneladas de lixo das ruas do Rio [4]

Limpeza das ruas do Rio envolverá 1.070 garis da Comlurb por dia de festa [5]

As equipes da Comlurb trabalharam 24 horas coletando os resíduos. Os bairros do Leblon, de Ipanema, da Gávea e do Jardim Botânico, na zona sul da cidade, foram os que tiveram maior índice de geração de resíduos, com 75 toneladas coletadas. Em seguida está o centro da cidade, onde foram recolhidas 69 toneladas de lixo.

O tradicional bloco Cordão da Bola Preta, que reuniu mais de 1 milhão de pessoas, foi o campeão de lixo com pouco mais de 22 toneladas, seguido da Banda de Ipanema, em que os foliões geraram 10 toneladas de resíduos. A Banda de Madureira ficou em terceiro, com 9 toneladas.

De acordo com Ricardo Rabelo, presidente do Folia Carioca, entidade que reúne blocos da cidade, houve uma falha operacional por parte da Comlurb no momento de fazer a limpeza das ruas. “O número de lixeiras não era suficiente para atender os cidadãos, é no mínimo insensatez culpar o folião por um erro operacional da prefeitura. Não havia diferença na limpeza de um dia para o outro”, reclamou.

Em nota, a Comlurb informou que as lixeiras são estrategicamente colocadas nos pontos com maior produção de lixo por parte dos foliões, e que a quantidade de lixeiras atende bem à demanda de pessoas nos blocos. A equipe de 600 garis retorna neste fim de semana ao Sambódromo para a limpeza após o desfile das escolas campeãs.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [39] Fazer uma Reclamação [39] Fazer uma Elogio [39] Fazer uma Sugestão [39] Fazer uma Solicitação [39] Fazer uma Simplifique [39]

Deixe seu comentário