Roberto Gurgel PGR

Imagem:

Compartilhar:

Quatro candidatos disputam chefia do Ministério Público Federal

Criado em 15/03/13 21h00 e atualizado em 15/03/13 21h22
Por Débora Zampier Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil [2]

Roberto Gurgel PGR
Roberto Gurgel PGR (José Cruz/ABr)

Brasília – Terminou hoje (15) o prazo para registro de integrantes do Ministério Público Federal (MPF) interessados em concorrer ao cargo de procurador-geral da República, que ficará vago em julho. Quatro procuradores se apresentaram à Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), responsável por organizar o processo seletivo.

O cargo de líder da Procuradoria-Geral da República é de livre nomeação da Presidência da República. No entanto, desde o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, adotou-se a tradição de preparar uma lista tríplice com os mais votados pelos profissionais da categoria, que vem sendo respeitada desde então.

Última a apresentar sua candidatura, a paranaense Ela Wiecko tem 64 anos e está no MPF desde 1975. Foi promovida a subprocuradora em 1992 e tem forte atuação na área de direitos humanos. Ela integrou a última lista tríplice, de 2011, mas foi vencida pelo atual procurador-geral, Roberto Gurgel, que foi reconduzido ao cargo para novo período de dois anos.

Também está na disputa a carioca Deborah Duprat, 53 anos. Ela atua no MPF desde 1987 e chegou ao cargo de subprocuradora em 2003. É vice-procuradora-geral desde 2009, substituindo Gurgel nas sessões do Supremo Tribunal Federal. É conhecida por seu trabalho na área de direito indígena.

Gaúcha, Sandra Cureau tem 66 anos, 37 dos quais a serviço do MPF. Tornou-se subprocuradora-geral da República em 1997. É vice-procuradora-geral eleitoral desde 2009, com atuação constante no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Rodrigo Janot, 56 anos, é mineiro e ingressou no MPF em 1984, chegando ao cargo de subprocurador em 2003. Foi presidente da ANPR entre 1995 e 1997, cargo ocupado por Roberto Gurgel entre 1987 e 1989. Assim como Ela Wiecko, integrou a última lista tríplice de 2011.

As campanhas vão até o dia 12 de abril, com previsão de debates em Brasília (2 de abril) e em São Paulo (10 de abril). A votação para escolha da lista tríplice será em 17 de abril.

Edição: Fábio Massalli

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [8] Fazer uma Reclamação [8] Fazer uma Elogio [8] Fazer uma Sugestão [8] Fazer uma Solicitação [8] Fazer uma Simplifique [8]

Deixe seu comentário