Manifestantes registram marcha chegar a um dos bloqueios montados pela PM durante o Ato de Porto Alegre (RS)

Imagem:

Compartilhar:

Porto Alegre faz balanço dos danos causados por manifestações

Criado em 25/06/13 14h04 e atualizado em 25/06/13 14h40
Por Thais Leitão Fonte:Agência Brasil [2]

Brasília  – Após mais uma noite de protesto em Porto Alegre, que começou de forma pacífica e terminou com registros de atos de vandalismo, a cúpula da segurança pública do governo do Rio Grande do Sul concede entrevista coletiva nesta tarde para fazer um balanço dos danos decorrentes da manifestação. De acordo com a prefeitura da capital gaúcha, o prejuízo aos cofres públicos com as depredações registradas durante as quatro manifestações desde a semana passada está em cerca de R$ 895 mil.

Na noite de ontem (24), grupos de manifestantes danificaram, em ruas do centro da cidade, placas de sinalização, sinais de trânsito e 28 contêineres, entre os quais 17 foram incendiados. Um telecentro comunitário, localizado na Secretaria Municipal da Juventude, que seria inaugurado nas próximas semanas, foi destruído e houve pichação em prédios privados e públicos do  centro histórico da cidade.

A expectativa é que o serviço de limpeza urbana seja regularizado até o fim do dia, inclusive com a recolocação dos 80 contêineres que foram retirados das ruas preventivamente, antes do protesto.

Ontem, o prefeito de Porto Alegre e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), José Fortunati, veio a Brasília, onde participou de um encontro fechado para elaboração de uma lista de propostas apresentada à presidenta Dilma Rousseff [3]. Participaram do encontro, organizado pela FNP, mais 11 prefeitos, sendo nove de capitais.

Em comunicado divulgado mais cedo, Fortunati defendeu propostas [4]de contratação de médicos estrangeiros, aprovação do Regime Especial de Incentivos para o Transporte Coletivo Urbano e Metropolitano de Passageiros e a incidência da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico sobre a gasolina e o álcool para constituição de um fundo que financie o transporte público coletivo.

Em resposta às manifestações que ocorrem no país há mais de uma semana e que tiveram origem na reivindicação do Movimento Passe Livre pela redução da tarifa de ônibus em São Paulo, a presidenta Dilma Rousseff anunciou ontem que o governo vai disponibilizar mais R$50 bilhões para investimentos em obras de mobilidade urbana [5].
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [20] Fazer uma Reclamação [20] Fazer uma Elogio [20] Fazer uma Sugestão [20] Fazer uma Solicitação [20] Fazer uma Simplifique [20]

Deixe seu comentário