Rio de Janeiro - Encenação da Via Sacra, na Praia de Copacabana

Imagem:

Compartilhar:

Turistas estrangeiros da JMJ consideraram caros serviços de telefonia e internet, diz Embratur

Criado em 01/08/13 16h07 e atualizado em 01/08/13 16h22
Por Carolina Gonçalves Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil [2]

Brasília – Um levantamento divulgado hoje (1º) pelo Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur) mostrou que, durante a Jornada Mundial da Juventude, 30,6% de 500 turistas estrangeiros que responderam a pesquisa, consideraram os serviços de telefonia e acesso à internet ruins ou péssimos. Foi o quesito com a pior avaliação, conforme o instituto, seguido por limpeza pública (13,3%).

Os itens com melhor avaliação foram sinalização no Rio de Janeiro (79,4% responderam ótimo e bom), aeroportos (76,5%) e segurança pública (73,2%). Em relação aos preços, um em cada três turistas considerou caro os serviços de telefonia e acesso à internet. De acordo com a pesquisa, os serviços turísticos que tiveram o maior número de críticas foram câmbio (30,1% avaliaram como ruim e péssimo) e menus em outras línguas (29,3%). 

“As críticas giram em torno da dificuldade de acesso à rede e aos custos desse serviço”, explicou Flávio Dino, presidente da Embratur. Segundo ele, a solução para esse problema passa fundamentalmente pelo aumento de investimentos. “Não tem outra saída. As empresas estão perdendo usuários e dinheiro por não investirem em melhorias”, concluiu.

Na Copa das Confederações, torcedores também haviam relatado dificuldades [3] em acessar os serviços de telefonia e internet. Na ocasião, as operadoras informaram ter registrado picos de ligações e congestionamentos [4].

Segundo o ministro, o papel da Embratur é clarear, para o governo e para o mercado, o que precisa ser melhorado. “E essa temática da competitividade continua atual. Essa questão só não apareceu tão evidente na JMJ [Jornada Mundial da Juventude] porque o perfil era de um público que usou hospedagem alternativa e que recorreu à alimentação oferecida pelo próprio evento”, explicou.

Leia também:

Telexfree e Bbom: Saiba a diferença entre marketing multinível e pirâmide financeira [5]

Onde está Amarildo? Saiba quem é o pedreiro que desapareceu na Rocinha [6]

Com greve, saiba se seu voo está atrasado ou foi cancelado [7]

Durante a jornada, um em cada três turistas estrangeiros ficou em escolas ou ginásios (32,2%), de acordo com os dados coletados pela Embratur. E 28% se hospedaram em casas de amigos ou parentes, e 23%, em paróquias e igrejas. Apenas 8% dos estrangeiros que vieram para o Brasil durante a JMJ ficaram em hotéis e 3,6%, em albergues.

“O país precisa de uma agenda de regulação e fiscalização dessa questão”, defendeu Dino. Além do monitoramento de preços, o presidente da Embratur defendeu mais investimentos e incentivos. “O turismo é um setor que responde muito rápido. Este ano, o governo anunciou a isenção de equipamentos para parques temáticos e isso já impactou nos preços. Com mais financiamento, crédito e desoneração, o setor vai crescer mais e reduzir os preços”, concluiu.

Os dados preliminares mostram que quatro em cada dez estrangeiros que vieram para a jornada viajaram de ônibus e 58% de avião. Mais de 89% das pessoas disseram que deixaram o país satisfeitos ou muito satisfeitos com o que viram e quase todos declararam que querem voltar ao país [8].

Edição: Carolina Pimentel

 

Tags:  jmj2013 [9], visita do papa [10], JMJ [11], Papa [12], papa Francisco [13], papa no brasil [14], agenda do papa [15], Rio de Janeiro [16], Jornada Mundial da Juventude [17], igreja [18], católica [19], peregrinos [20], missa [21], Aparecida [22], papamóvel [23], trajeto [24], Pães [25], Cabral [26], Dilma [27], Roteiro do papa [28], Campus Fidei [29], CNBB [30], Vaticano [31], Copacabana [32], Santuário Nossa Senhora Aparecida [33], jovens [34], Dilma Rousseff [35], Fiéis [36], nacional [37], Santa Missa [38], Embratur [39], pesquisa [40], serviços [41], satisfação [42]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [43] Fazer uma Reclamação [43] Fazer uma Elogio [43] Fazer uma Sugestão [43] Fazer uma Solicitação [43] Fazer uma Simplifique [43]

Deixe seu comentário