Bandeira do Brasil

Imagem:

Compartilhar:

Bandeira Nacional completa 124 anos

Criado em 19/11/13 11h28 e atualizado em 19/11/13 12h47
Por Portal EBC*

Bandeira do Brasil
Bandeira do Brasil (André Maceira/Creative Commons)

Instituída no dia 19 de novembro de 1889, a bandeira nacional republicana comemora hoje 124 anos. Idealizada por Raimundo Teixeira Mendes e executada pelo pintor Décio Villares, ela substituiu a bandeira imperial vigente na época.

Após várias bandeiras, o nosso símbolo atual foi adotado pelo decreto nº 4, proposto pelo membro do governo provisório Benjamim Constant.

Leia também: Conheça a história de todas as bandeiras do Brasil [2]

Como ela surgiu

A Bandeira Nacional, como é conhecida hoje, foi criada a partir de um grupo de positivistas (corrente filosófica que defende o conhecimento baseado apenas nos princípios científicos), depois de ter sido antecedida por outras. As estrelas representadas na bandeira são cuidadosamente descritas e correspondem à constelação. Ordem e Progresso, um dos princípios do positivismo, virou o lema.

A posição das estrelas no círculo azul da Bandeira do Brasil representa as constelações e reproduz o aspecto do céu, na cidade do Rio de Janeiro, às 8h30 do dia 15 de novembro de 1889 - Dia da Proclamação da República. As 27 estrelas correspondem aos estados e um ponto mais abaixo ao Distrito Federal.
O azul da Bandeira Nacional representa o céu do Brasil, a faixa branca simboliza a idealização da linha zodiacal e a paz, enquanto o verde são as matas e o amarelo o ouro e as riquezas. O lema Ordem e Progresso deve ser escrito em verde.

*Com informações da Agência Brasil 

Confira galeira de fotos da evolução da bandeira do Brasil:

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário