Grande número de moradores deixou as casas praticamente só com a roupa do corpo

Imagem:

Compartilhar:

Desabrigado e desalojado: saiba a diferença

Criado em 11/11/13 13h49 e atualizado em 11/11/13 14h52
Por Portal EBC

Quando acontecem casos de desastres e situações de risco que têm impacto em habitações, a Secretaria Nacional de Defesa Civil, ligada ao Ministério da Integração Nacional [2], divulga os dados de pessoas desalojadas e desabrigadas.

A proximidade entre o significado dos dois termos pode confundir.  Para esclarecer esta e outras dúvidas, a Defesa Civil produziu um glossário [3]Confira qual a diferença entre os dois termos de acordo com o governo federal:

- Desalojado: Pessoa que foi obrigada a abandonar temporária ou definitivamente sua habitação, em função de evacuações preventivas, destruição ou avaria grave, decorrentes do desastre, e que, não necessariamente, carece de abrigo provido pelo Sistema.

- Desabrigado: Desalojado ou pessoa cuja habitação foi afetada por dano ou ameaça de dano e que necessita de abrigo provido pelo governo.

Para conhecer melhor a terminologia utilizada em desastres e situações de riscos, acesse o Glossário de Defesa Civil Estudos de Riscos e Medicina de Desastres [3]

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário