Dezenas de pessoas protestam contra a demolição de casas da Comunidade do Metrô, que fica às margens da Avenida Radial Oeste e próxima ao Maracanã. O trabalho de demolição está sendo feito pela prefeitura para que seja construído um parque no local

Imagem:

Compartilhar:

Moradores de favela resistem à desapropriação

Criado em 08/01/14 18h55 e atualizado em 09/01/14 10h52
Por Isabela Vieira Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil [2]

Rio de Janeiro - É no meio de muito lixo, escombros, esgoto a céu aberto, moscas e ratos que resistem os moradores da Favela Metrô-Mangueira. Localizada perto do Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, que será palco da final da Copa do Mundo, a comunidade teve a demolição de casas retomada ontem (7) pela prefeitura, e os moradores reagiram à possibilidade de perda da casa com protestos de manhã e à noite. O policiamento foi reforçado hoje (8) para evitar novas manifestações.

Leia mais notícias [3]

As casas da favela estão sendo desapropriadas e destruídas desde 2010, pois no local está previsto a construção do  Pólo Automotivo Mangueira. Entretanto, durante o processo de retirada dos moradores, outras novas famílias se mudaram para Favela Metrô-Mangueira, ocupando casas já marcadas para demolição.

[4]É o caso da aposentada Vera Lúcia Rios, de 70 anos, que vive com os quatro netos na Metrô-Mangueira. Ela  sustenta as crianças depois que a filha, usuária de drogas, saiu e nunca mais voltou. “Vim para cá, para invasão, porque tenho as crianças, não tenho como pagar aluguel, tenho uma filha que virou cracuda [usuária de crack] há quatros anos e sumiu”, disse.

Confira a galeria de imagens da demolição na Comunidade:

Vera paga um empréstimo e sustenta a família com cerca de R$ 500 por mês. As crianças, entre seis e 12 anos, ajudam como podem. Uma delas auxilia na remoção de fios de cobre para um ferro-vellho que fica colado na favela, na Avenida Radial Oeste.

Também com a casa para  ser demolida, a doméstica Tatiane Souza Gardêncio, cobra auxilio da prefeitura para a mudança e pede um imóvel novo. Ela mora na comunidade há oito meses com oito familiares, entre filhos e netos, depois de deixar a favela em Campo Grande, na zona oeste.“Eles [a prefeitura] falam que é invasão. Mas eu vou preferir morar na rua com os meus filhos do que na invasão? Não”, disse. “Eu vim porque estava vazio. Peguei e entrei”.

[13]De acordo com o agente da Pastoral de Favelas, Luís Severino da Silva, que acompanha a situação desde 2011, quando a comunidade foi notificada para deixar o local, os imóveis em pé foram apropriados por famílias em situação de vulnerabilidade extrema. “Tem que fazer uma triagem e realocar essas pessoas urgentemente. Botar todo mundo na rua não resolve”, disse.

Para Silva, a prefeitura falhou ao deixar os imóveis da Metrô-Mangueira em pé e em despejar, agora, os novos moradores. “Essas pessoas não têm uma casa, nunca tiveram. Não adianta despejá-los, jogá-los na rua. Abrigo não funciona. A prefeitura tem que acolher”, reforçou.

A Secretaria Municipal de Habitação disse que as cerca de 630 famílias que viviam originalmente na comunidade foram reassentadas e que os moradores que posteriormente ocuparam os imóveis desapropriados estão inscritos no Programa Minha Casa, Minha Vida, aguardando o sorteio de uma nova moradia. A única alternativa para eles é a espera em abrigos da prefeitura.

Edição: Fábio Massalli

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [21] Fazer uma Reclamação [21] Fazer uma Elogio [21] Fazer uma Sugestão [21] Fazer uma Solicitação [21] Fazer uma Simplifique [21]

Deixe seu comentário