Plataforma de petróleo

Imagem:

Compartilhar:

Petrobras: reajustes de preços de derivados não foram suficientes para eliminar perdas da empresa

Criado em 05/02/13 12h25 e atualizado em 05/02/13 12h44
Por Flávia Villela e Vitor Abdala Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil [2]

Plataforma
Nos últimos oito meses, os reajustes acumulados nos preços do diesel e da gasolina foram de 16,1% e 14,9%, respectivamente (Foto: Divulgação/Petrobras)

Rio de Janeiro – Os reajustes acumulados nos preços do diesel, de 16,1%, e da gasolina, de 14,9%, nos últimos oito meses, não foram suficientes para eliminar a defasagem entre o preço  no mercado internacional e o cobrado pela Petrobras em suas refinarias. Segundo a presidenta da estatal, Graça Foster, a manutenção da defasagem é resultado principalmente da desvalorização do real ante o dólar.

Entre outubro de 2011 e janeiro deste ano, houve aumentos de 14% no valor do dólar ante o real e de 6% no valor do barril de petróleo no mercado internacional (Brent).

Antes dos três reajustes do diesel e os dois da gasolina, feitos entre novembro de 2011 e janeiro deste ano, a Petrobras evitava aumentar o preço dos derivados em suas refinarias. No entanto, a defasagem entre os preços nos mercados internacional e doméstico vinha se acentuando desde janeiro de 2011.

De acordo com dados informados pela Petrobras hoje (5), o crescimento da demanda por combustíveis superou o aumento da produção da empresa. Isso acarretou maior importação de gasolina e diesel.

A defasagem dos preços é um dos motivos para a redução do lucro líquido da Petrobras em 2012 [3]. A empresa informou, no entanto, que a paridade de preços continuará sendo perseguida.

Edição: Juliana Andrade

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [28] Fazer uma Reclamação [28] Fazer uma Elogio [28] Fazer uma Sugestão [28] Fazer uma Solicitação [28] Fazer uma Simplifique [28]

Deixe seu comentário