Ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, critica falta de estratégia para expansão do setor

Imagem:

Compartilhar:

PIB agropecuário reflete políticas do governo, diz ministro da Agricultura

Criado em 29/05/13 18h40 e atualizado em 29/05/13 19h56
Por Mariana Branco Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil [2]

Agricultura
Segundo o IBGE, o PIB do setor agrícola cresceu 17% no primeiro trimestre de 2013. (Valter Campanato/Agência Brasil)

Brasília – O ministro da Agricultura, Antônio Andrade, disse hoje (29) que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário reflete a resposta do setor às políticas implementadas pelo governo federal. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB do setor agrícola cresceu 17% [3] no primeiro trimestre deste ano ante igual período de 2012, e 9,7% na comparação com o quarto trimestre do ano passado. Em nota à imprensa, Andrade destaca que os agricultures têm se beneficiado de acesso facilitado ao crédito e taxas de juros reduzidas.

De acordo com o ministro, o  Plano Safra 2013/2014, que deve ser anunciado nos próximos dias, dará ênfase à armazenagem para garantir a formação de um estoque regulador. Segundo ele, a meta é ampliar a capacidade da rede armazenadora, atualmente de 144 milhões de toneladas, até igualá-la à produção de grãos, que ficou em 166,17 milhões de toneladas na última safra. "Nossa expectativa é que essa equidade entre produção e capacidade de armazenagem seja atingida num prazo de cinco anos."

A agricultura se destacou em meio a um crescimento abaixo do esperado para a economia em geral. O PIB como um todo cresceu 0,6% [4] no primeiro trimestre deste ano em relação ao último trimestre de 2012. No acumulado de12 meses, houve crescimento de 1,2%.
 

Edição: Nádia Franco

Tags:  agricultura [5], agropecuária [6], armazenagem [7], crédito [8], Economia [1], estoque regulador [9], IBGE [10], PIB [11], Plano Safra [12], Taxas de juros [13]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [14] Fazer uma Reclamação [14] Fazer uma Elogio [14] Fazer uma Sugestão [14] Fazer uma Solicitação [14] Fazer uma Simplifique [14]

Deixe seu comentário