Centro de Gestão da Jornada Mundial da Juventude

Imagem:

Compartilhar:

Empresas de banda larga fixa atingem novamente as metas de velocidade estabelecidas pela Anatel

Criado em 26/07/13 19h06 e atualizado em 26/07/13 19h14
Por Sabrina Craide Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil [2]

Brasília – Pela terceira vez, as empresas de banda larga fixa dos estados de Minas Gerais, do Paraná, do Rio de Janeiro e de São Paulo atingiram as metas estabelecidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para os indicadores de velocidade instantânea e velocidade média. Os resultados das medições da banda larga fixa realizadas em junho foram divulgados nesta sexta-feira (26) pela Anatel.

Todas as empresas atingiram índices superiores aos determinados no regulamento estabelecido pela agência reguladora. Em abril e maio, os indicadores de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais já haviam demonstrado cumprimento dos requisitos da Anatel [3].

Para a velocidade instantânea, as empresas teriam que, em pelo menos 95% das medições, apresentar velocidade de, no mínimo, 20% do que foi contratado. A maioria das operadoras dos estados analisados alcançou a meta em mais de 99% das vezes. A velocidade média medida durante o mês deve alcançar 60% da velocidade contratada, de acordo com o regulamento da Anatel. A medição mostrou velocidade média superior a 83% em todos os estados analisados.

A partir dos dados registrados pelos medidores (whiteboxes) instalados no domicílio dos voluntários selecionados, a Anatel também identificou as velocidades médias das conexões. Os dados completos da medição da Anatel podem ser obtidos no site [4] da agência.

As regras mínimas de velocidade para as operadoras de internet fixa valem desde outubro do ano passado, e os percentuais devem aumentar a cada ano. Em novembro deste ano, a velocidade instantânea passará para 30% e a média, para 70% da velocidade anunciada.

A partir do próximo mês, a Anatel irá divulgar também os resultados das operadoras de banda larga fixa do Rio Grande do Norte e outros indicadores de rede. A partir de agosto, serão divulgados os resultados da banda larga móvel.

Edição: Nádia Franco

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário