cheque especial

Imagem:

Compartilhar:

Taxa de cheque especial alcançou 154% ao ano

Criado em 27/02/14 12h24 e atualizado em 27/02/14 13h24
Por Kelly Oliveira Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil [2]

As famílias voltaram a recorrer ao uso do cheque especial em janeiro. O saldo dessa modalidade subiu 7,7% de dezembro para janeiro, ao ficar em R$ 21,766 bilhões, de acordo com dados do crédito do sistema financeiro divulgados hoje (27) pelo Banco Central (BC).

Leia mais no Portal EBC sobre o assunto:

BC alivia aperto e aumenta juros básicos da economia para 10,75% ao ano [3]

Cai percentual de familias com emprestimo em atraso [4]

De acordo com o chefe do Departamento Econômico do BC, Tulio Maciel, em dezembro, quando há pagamento de 13º salário, os clientes bancários costumam usar a renda extra para sair o cheque especial, mas em janeiro o saldo voltou a subir.

Em janeiro, a taxa de juros do cheque especial para as pessoas físicas foi a que mais subiu. A taxa chegou a 154% ao ano, com alta de 6,1 ponto percentual em relação a dezembro. Essa é a taxa mais elevada desde junho de 2012, quando ficou em 156,7% ao ano.

O cheque especial é a modalidade com juros mais altos. A taxa do crédito pessoal (incluído o crédito consignado), por exemplo, ficou em 43% ao ano, em janeiro, com alta de 1,7 ponto percentual em relação a dezembro.

Segundo Maciel, ao acompanhar a evolução da taxa básica de juros, a Selic, as modalidades de crédito com taxas mais altas, como o cheque especial, oscilam mais do que aquelas com juros mais baixos, como o crédito consignado. Ou seja, quando a Selic, que serve de referência para as demais taxas do mercado, é elevada, os juros das modalidades mais caras sobem mais do que aquelas com taxas mais baixas. E quando a Selic é reduzida, as modalidades mais caras também oscilam mais para baixo do que as outras.

A taxa básica, que serve de referência para as demais taxas do mercado, vem sendo ajustada pelo BC desde abril do ano passado. Ontem, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC elevou a Selic em 0,25 ponto percentual para 10,75% ao ano.

Editor José Romildo

Tags:  crédito [5], juros [6], cheques [7], Economia [1]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [8] Fazer uma Reclamação [8] Fazer uma Elogio [8] Fazer uma Sugestão [8] Fazer uma Solicitação [8] Fazer uma Simplifique [8]

Deixe seu comentário