Compartilhar:

Riqueza acumulada por 1% da população mundial supera a dos outros 99%

Criado em 19/01/16 17h26 e atualizado em 19/01/16 17h29
Por Portal EBC

Um estudo da organização não-governamental britânica Oxfam, baseado em dados do banco Credit Suisse, concluiu que a riqueza acumulada pelo 1% mais rico da população mundial agora equivale, pela primeira vez, à riqueza dos 99% restantes.

O relatório também diz que as 62 pessoas mais ricas do mundo têm o mesmo que toda a metade mais pobre da população global, cerca de 3,5 bilhões de pessoas. Para a Oxfam, o fato de as 62 pessoas mais ricas do mundo acumularem o equivalente à riqueza dos 50% mais pobres da população mundial revela uma concentração de riqueza "impressionante".

O grupo dos super-ricos caberia dentro de um único ônibus e é seis vezes menor do que em 2010, quando o número chegou a 388 bilionários. Com base no relatório, a Oxfam pede atuação imediata dos líderes mundiais para a diminuição da desigualdade e evitar que a metade mais pobre perca ainda mais direitos. Para isso, a organização acha necessário ampliar os investimentos em serviços públicos de qualidade, aumentar o salário mínimo dos trabalhadores e combater a evasão de impostos que impede que o dinheiro chegue aos que precisam.

Confira as análises dos comentaristas Luís Nassif e Emir Sader:

Tags:  riqueza [2], desigualdade [3]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [4] Fazer uma Reclamação [4] Fazer uma Elogio [4] Fazer uma Sugestão [4] Fazer uma Solicitação [4] Fazer uma Simplifique [4]

Deixe seu comentário