Palácio Rio Branco, em Rio Branco, Acre

Imagem:

Compartilhar:

Acre: conheça os candidatos que disputam o cargo de governador

Criado em 22/08/14 11h37 e atualizado em 22/08/14 12h48
Por Portal EBC*

Palácio Rio Branco, sede do governo do estado do Acre
Palácio Rio Branco, em Rio Branco, capital do Acre. Casa é sede do governo local (Limongi / Wikimedia Commons)

No dia 5 de outubro, os acrianos irão às urnas escolher, entre quatro candidatos, aquele que governará o estado nos próximos quatro anos. Estão aptos para votar no pleito  506.723 eleitores, o que representa 0,35% do eleitorado brasileiro. Dentre os eleitores do estado, 60.112 são analfabetos, 124.158 têm o ensino fundamental incompleto e 36.290 concluíram o nível superior. 

Acompanhe a cobertura das Eleições 2014 no Portal EBC [2]

O estado se divide em 22 municípios e tinha, no ano passado, população, de 776.463 pessoas, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São 4,7 habitantes por quilômetro quadrado (km²), em uma área aproximada de 164 mil km². 

A economia do Acre tem como base o extrativismo vegetal e a principal atividade é a exploração da borracha. Dono do 26º Produto Interno Bruto (PIB) do país, R$ 8,7 milhões, o segundo menor entre todas as unidades federativas, atrás apenas do de Roraima, o Acre tem como principais fontes de produção a castanha-do-pará, o fruto do açaí e o óleo da copaíba, além da borracha.

Os candidatos:

Tião Viana (PT):  Atual governador, tenta a reeleição. Sebastião Afonso Viana Macedo Neves tem 53 anos e nasceu na capital do estado, Rio Branco. Em 2006, foi eleito senador e, em 2010, governador. A vice na chapa é Nazareth Lambert, também do Partido dos Trabalhores. A coligação “Frente Popular do Acre” é composta por PDT, PRB, PT, PSL, PTN, PSDC, PHS, PSB, PRP, PEN, PPL, PCdoB, PROS, PTB.

Antônio Rocha (PSOL): Nascido em Tarauacá, no Acre, Antônio da Cruz Rocha Alves tem 40 anos e é servidor público estadual. Em 2008, candidatou-se a prefeito e, em 2012, a vereador, mas, nas duas oportunidades, teve votação insuficiente para se eleger. A agricultora Dany Mendonça é a vice na chapa. O Psol não fez coligou com nenhum outro partido no estado.

Márcio Bittar (PSDB): Deputado federal, Márcio Miguel Bittar, tem 53 anos. Natural do município de Franca, em São Paulo, Bittar concorreu a governador em 2006, ficando em segundo lugar na disputa. Em 2010, elegeu-se deputado. A deputada estadual Antonia Sales (PMDB) é a candidata à vice na coligação “Aliança Por Um Acre Melhor” formada por PMDB, PSDB, PTdoB, PSC, PTC, PPS, PR, SD, PP, PSD.

Bocalom (DEM): O professor do ensino médio nasceu em Bela Vista do Paraíso, no Paraná, e tem 61 anos. Sebatião Bocalom Rodrigues participou das quatro últimas eleições no estado, candidatando-se a governador em 2006 e 2010 e a prefeito da capital, Rio Branco, em 2008 e 2012, sem conseguir se eleger em nenhuma das oportunidades. O deputado federal Henrique Afonso é o vice na chapa da coligação “Produzir para Empregar”, formada por DEM , PV, PMN.

Todas as candidaturas foram deferidas pelo TSE. 

*Com informações da Agência Brasil

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [11] Fazer uma Reclamação [11] Fazer uma Elogio [11] Fazer uma Sugestão [11] Fazer uma Solicitação [11] Fazer uma Simplifique [11]

Deixe seu comentário