Urna Eletrônica

Imagem:

Compartilhar:

Páginas do governo do DF são retiradas do ar após decisão do TRE

Criado em 19/09/14 19h22 e atualizado em 19/09/14 20h48
Por Luiz Cláudio Ferreira* Fonte:Portal EBC

As páginas do Portal do Governo do Distrito Federal (GDF) [2] na internet foram retiradas do ar nesta sexta-feira (19), após julgamento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF), na última quarta. A campanha do governador Agnelo Queiroz, que é candidato à reeleição, foi  acusada de fazer propaganda em "obras e serviços com logomarca e mensagens", o que é proibido e pode ser considerado abuso de poder. A denúncia foi feita pela ‘Coligação Somos Todos Brasília’, do candidato Rodrigo Rollemberg.

Como as páginas da internet se enquadram em serviços ao cidadão, o governo do DF retirou as páginas do ar para revisão dos conteúdos. Em nota divulgada no início desta noite, a assessoria de comunicação do GDF informou que a Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, da Secretaria de Planejamento (Sutic/Seplan), está trabalhando para retomar a publicação das informações de serviços essenciais à população o mais breve possível e atender à determinação judicial.

Veja também no Portal EBC:

A partir deste sábado (20), candidatos só poderão ser presos em flagrante [3]

Eleições 2014: saiba como utilizar a urna eletrônica [4]

Eleições 2014: saiba o que acontece se você não votar e como justificar a ausência [5]

Justiça Eleitoral fornece transporte e a alimentação para eleitores da zona rural [6]

A denúncia, julgada procedente, movida pela coligação de Rollemberg é que o candidato Agnelo Queiroz e a coligação Respeito por Brasília utilizaram de logomarca e mensagem institucional em "placas em obras e ônibus". A Lei Complementar nº. 64, do ano de 1990 e no Código Eleitoral 9504, do ano de 1997, entende que a propaganda eleitoral institucional em melhorias públicas desequilibra as eleições. As logomarcas, segundo a legislação, devem ser suspensas três meses antes das eleições.

Segundo divulgou o TRE, a acusação pede "liminar para a retirada das placas, imposição de sanção máxima e cassação de registro". O governo alegou que não há personalização dos símbolos nas placas e que as fotos e mensagens são antigas e desatualizadas.

* Com colaboração de Fernanda Duarte

Tags:  governo [7], GDF [8], Distrito Federal [9], propaganda [10], TRE [11], Eleições 2014 [12], pleito [13], denúncia [14], Ministério Público [15], Política [1]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [16] Fazer uma Reclamação [16] Fazer uma Elogio [16] Fazer uma Sugestão [16] Fazer uma Solicitação [16] Fazer uma Simplifique [16]

Deixe seu comentário