Dilma Rousseff e Aécio Neves disputam o 2° turno das Eleições para Presidente da República

Imagem:

Compartilhar:

Dilma e Aécio decidirão eleição para presidente em segundo-turno

Criado em 05/10/14 19h54 e atualizado em 05/01/15 09h25
Por Noelle Oliveira Fonte:Portal EBC

Dilma Aécio
Dilma e Aécio estão no segundo turno (Arte: Portal EBC)

A eleição presidencial será decidida em segundo turno entre os candidatos Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB). A petista somou 41,59% dos votos contra 33,55% do tucano. Em terceiro lugar ficou Marina Silva (PSB) com 21,32%. 

Saiba como foi a votação entre os presidenciáveis por estado [2]

Confira perfil de Aécio Neves [3]

Confira perfil de Dilma Rousseff [4]

Consulte cobertura completa das eleições 2014 no Portal EBC [5]

Para ser eleito em primeiro turno, um dos candidatos teria que ter obtido  mais da metade dos votos, o que não aconteceu. Com resultado, os eleitores terão que voltar às urnas no próximo dia 26 de outubro, das 8h às 17h, para decidir entre as duas concorrentes. A petista foi a mais votada 15 estados, Aécio liderou em dez e Marina em dois. 

Entre as regiões do país, Dilma ficou na frente no Nordeste e no Norte. Aécio dominou Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Entre os votos no exterior, Aécio também ficou na frente, em segundo apareceu Marina e em terceiro Dilma. 

Dilma disputa a reeleição amparada por uma ampla aliança política que compôs a coligação “Com a Força do Povo”, formada por PT, PMDB, PSD, PP, PR, PROS, PDT, PC do B e PRB. Já Aécio faz parte da coligação “Muda Brasil”, composta pelos partidos PSDB, PMN, SD, DEM, PEN, PTN, PTB, PTC e PT do B. Para o segundo turno, os candidatos devem buscar apoio de partidos que ficaram de fora da corrida presidencial. O principal apoio em discussão é o de Marina Silva, com o PSB. Até agora a candidata não revelou oficialmente se apoiará algum candidato. 

Atrás de Dilma, Aécio e Marina, aparecem Luciana Genro (Psol), com 1,55%;  Pastor Everaldo (PSC), 0,75%;  Eduardo Jorge (PV), 0,61%;  Levy Fidelix (PRTB), 0,43%; Zé Maria (PSTU), 0,09% e Eymael (PSDC), 0,05% e Rui Costa Pimenta (PCO), 0,04%.

O início da propaganda eleitoral do segundo turno no rádio e na TV está previsto para sábado (11). A propaganda se estenderá até o dia 24. Desta vez, ambos os candidatos terão o mesmo tempo de exposição na televisão, 10 minutos cada. A data também é prazo final para debates com candidatos. Já o sábado (25) é o último dia para a propaganda política em comícios ou reuniões públicas, como carreatas.

Tags:  segundo turno [6], Dilma Rousseff [7], Aécio Neves [8], Marina Silva [9], PT [10], PSDB [11], PSB [12], presidente do Brasil [13], resultado [14], Eleições 2014 [15], TSE [16], urnas [17], apuração [18], Michel Temer [19], Beto Albuquerque [20], Eduardo Campos [21], primeiro turno [22], Eleições 2014 [15]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [23] Fazer uma Reclamação [23] Fazer uma Elogio [23] Fazer uma Sugestão [23] Fazer uma Solicitação [23] Fazer uma Simplifique [23]

Deixe seu comentário