Ciclone deixa quatro estados em alerta vermelho no Uruguai

Imagem:

Compartilhar:

Ciclone provoca uma morte e deixa 30 mil famílias sem luz

Criado em 23/10/12 15h55 e atualizado em 23/10/12 21h10
Por Télam [2]

Ciclone deixa quatro estados em alerta vermelho no Uruguai
Ciclone deixa quatro estados em alerta vermelho no Uruguai (Foto: Agência Lusa)

Uma pessoa de 73 anos morreu, 165 foram evacuadas e cerca de 30 mil famílias estão sem energia elétrica como resultado de um temporal com ventos de 180 km/h que afetou a acosta atlântica do Uruguai.

A vítima fatal, um homem de 73 anos morreu nesta terça-feira (23), ao tentar cruzar uma enchente a pé, durante o ciclone extratropical que assola quase todo território uruguaio.

O secretario do Sistema Nacional de Emergencias (SINAE), Diego Cánepa, informou na manhã desta terça-feira que a vítima fatal é um trabalhador rural que tentou cruzar a pé uma enchente no estado de Duranzo, centro do país.

Atividades paralisadas

O temporal, que afetou o oeste e o sul do país, também obrigou a evacuação de 165 pessoas de suas casa frente aos riscos de acidentes. Segundo o portal do governo uruguaio, houve queda de árvores e muitas casas perderam seus telhados. Seis vias foram fechadas. O porto de Montevidéu, o principal do país, foi fechado após a queda de sete contêineres de um navio de carga proveniente do Paraguai. As operações foram normais em outros terminais consteiros e também em um aeroporto internacional de Carrasco. Nesta terça-feira não houve aulas no sistema de ensino público e privado, os escritórios estatais também fecharam suas portas e os centros comerciais da capital. Serviços de saúde e transporte foram mantidos.

Alertas

A Direção Nacional de Meteorologia (DNM) [3] emitiu nesta segunda-feira um alerta vermelho para os estados de Maldonado e Rocha. O alerta foi estendido para Montevideo e Canelones. Em sua página oficial o organismo publicou que a advertência se deve a um “risco meteorológico extremo por possíveis fenômenos não habituais de intensidade excepcional” e que conduzem a um “nível de perigo muito grande para a população”.

No final da tarde desta terça-feira, o alerta foi alterado para a cor laranja, com a previsão de que as condições meteorológicas melhorem com o passar das horas.

Regiões afetadas

Dos 19 estados do país, 8 foram afetados. Os estados de Montevideo, onde reside a metade dos 3,3 milhões de habitantes do país, Canelones, o segundo mais populoso, Maldonado e Rocha, com costas sobre o Rio de la Plata e o oceano Atlântico, respectivamente, são os mais afetados pelos fortes ventos e chuvas. O fenômeno climático afetou também os estados de Colonia, San José, Lavalleja e Trinta e Três. Em Punta del Este foi verificada grande queda de árvores, semáforos e sinalizações públicas por ventos que alcançaram a a velocidade máxima de 180 km/h, o maior registro já verificado no Uruguai.

No último dia 19 de setembro, um ciclone extratropical, com ventos que alcançaram os 150 km/h, atingiu grande parte do território uruguaio e provocou a morte de três pessoas e cerca de 460 pessoas que tiveram que deixar suas casas, além dos danos materiais causados pela queda de árvores e redes de energia elétrica. Em Montevideo, cerca de 190 mil pessoas ficaram sem luz durante várias horas.




 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [20] Fazer uma Reclamação [20] Fazer uma Elogio [20] Fazer uma Sugestão [20] Fazer uma Solicitação [20] Fazer uma Simplifique [20]

Deixe seu comentário