Membros das Farc viajam à Noruega para acordo de paz com o governo colombiano

Imagem:

Compartilhar:

Governo colombiano e Farc dão os primeiros passos para acordo de paz

Criado em 15/10/12 15h58 e atualizado em 18/10/12 18h42
Por Télam [2]

Membros das Farc viajam à Noruega para acordo de paz com o governo colombiano
Membros das Farc viajam à Noruega para acordo de paz com o governo colombiano (Télam)

As delegações do governo colombiano e do grupo guerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) chegam a Oslo na Noruega entre hoje e terça-feira (16) para começar o diálogo .

O início do processo deve atrasar em pelo menos um dia, por inconvenientes “logísticos, climáticos e jurídicos”, informou o porta-voz do Ministério do Exterior norueguês, Svein Atle Michelsen.

Leia também:

Mau tempo atrasa negociações de paz da Colômbia [3]

O canal de notícias Telesur confirmou que os negociadores de ambas as partes estarão na Noruega até terça-feira (16) e na quarta será constituída a mesa de negociação e haverá uma coletiva de imprensa.

Tradutora

Meios de comunicação colombianos informaram que a guerrilheira holandesa Tanja Nijmeier, também conhecida como Alexandra, se juntou à delegação de insurgentes que viajará a Oslo. A emissora pública Canal Capital afirmou que ela ainda se encontra em Cuba e que parte do atraso das negociações se deve ao fato de ela  e outros dirigentes estarem esperando salvo condutos para não serem detidos pela Interpol, que tem ordens de captura contra eles.

Segundo fontes colombianas, a presença da holandesa foi solicitada para que ela faça o papel de tradutora nas negociações.

Logística

O enviado a Oslo da radio colombiana Caracol sublinhou que “o segredo tem sido total em torno do deslocamento” dos delegados governamentais, “que permanecem em Bogotá esperando a ordem para viajar a Noruega”.

Informou também que os representantes das FARC viajariam “em um avião fornecido pelo governo da Noruega para transportá-los em um voo direto a Oslo”. Ele também falou sobre o possível cenário das conversações, ao afirmar que as partes “se reuniriam em uma sede fora da cidade de Oslo”.

De acordo com a informação disponível, as partes devem concordar com os aspectos logísticos das negociações, que serão feitas mais tarde em Havana.
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [31] Fazer uma Reclamação [31] Fazer uma Elogio [31] Fazer uma Sugestão [31] Fazer uma Solicitação [31] Fazer uma Simplifique [31]

Deixe seu comentário