Jafar Panahi e Nasrin Sotoudeh

Imagem:

Compartilhar:

Iranianos vão receber Prêmio Sakharov para a Liberdade de Pensamento

Criado em 26/10/12 09h42 e atualizado em 26/10/12 09h50
Por Agência Lusa

Prêmio Sakharov
Jafar Panahi e Nasrin Sotoudeh (Agência Lusa)

Estrasburgo, 26 out (Lusa) – Os iranianos Nasrin Sotoudeh e Jafar Panahi são os vencedores da edição de 2012 do Prêmio Sakharov para a Liberdade de Pensamento, anunciou nesta sexta-feira (26) o presidente do Parlamento Europeu, Martin Shultz, na França.

O Prêmio é oferecido a pessoas que se destacaram na defesa dos direitos humanos e da liberdade. Sotoudeh e Pahani, detidos pelo regime iraniano, representam uma candidatura conjunta.

"São um homem e uma mulher que lutaram pela liberdade de expressão e pelos direitos civis e não se deram por vencidos apesar das intimidações do regime iraniano. A atribuição deve ser interpretada como um não muito claro ao regime iraniano que não respeita quaisquer liberdades fundamentais”, afirmou Schulz.

Nasrin Sotoudeh é advogada e defensora dos direitos humanos e representou ativistas da oposição presos e delinquentes juvenis condenados à pena de morte.

Jafar Panahi é diretor e roteirista de cinema e o primeiro iraniano a receber um prêmio no Festival de Cinema de Cannes. Os seus filmes abordam recorrentemente as dificuldades das crianças, dos pobres e das mulheres no Irã.

Os dois iranianos foram escolhidos para o prêmio de 50 mil euros de uma lista de três finalistas que incluía ainda o ativista bielorrusso Ales Bialiatski, que está preso, e três elementos da banda punk russa Pussy Riot, condenadas a dois anos de trabalhos forçados por terem feito uma "oração" anti-Putin numa igreja em Moscou.

O prêmio, anualmente atribuído pelo Parlamento Europeu, será entregue em Estrasburgo, em 12 de dezembro.

Nelson Mandela e o dissidente soviético Anatoly Marchenko foram os primeiros galardoados, em 1988. Em 2011, a distinção foi atribuída a intervenientes da "primavera árabe". Em 1999, o prémio Sakharov foi entregue a Xanana Gusmão (Timor-Leste) e, em 2001, a Zacarias Kamwenho (Angola).

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [24] Fazer uma Reclamação [24] Fazer uma Elogio [24] Fazer uma Sugestão [24] Fazer uma Solicitação [24] Fazer uma Simplifique [24]

Deixe seu comentário