Ativistas de apoio a descriminalização do aborto fazem uma performance com seus corpos pintados na frente do Palácio Legislativo, em Montevidéu, Uruguai

Imagem:

Compartilhar:

Mujica defende que lei sobre aborto seja submetida ao voto popular

Criado em 30/10/12 15h54 e atualizado em 30/10/12 16h01
Por Télam [2]

Mujica defende consulta popular para lei sobre aborto
O presidente Uruguaio José Mujica defende consulta popular para lei sobre aborto (Foto: Télam)

Segundo informações publicadas na imprensa local, o presidente do Uruguai, Pepe Mujica, disse que a lei que descriminaliza o aborto “é um tema que deve ser resolvido por meio do voto popular”, o que reforça o argumento de organizações sociais e políticas que pedem uma consulta popular sobre o assunto.

O opositor Partido Nacional (PN), lançou uma campanha de coleta de assinaturas para colocar em prática esse mecanismo constitucional e tentar revogar a lei que, após ser aprovada pelo Senado [3], passa pela etapa de regulamentação.

A lei descriminaliza o aborto, mas as mulheres que desejam interromper a gravidez, seja qual for o motivo, devem cumprir uma série de trâmites legais, como submeter-se a uma equipe multidisciplinar de médicos e assistentes sociais, que fará as recomendações que estime pertinentes.

Após a assessoria, a mulher tem cinco dias para tomar uma decisão definitiva e  poderá enfrentar objeções por parte de médicos ou de instituições de assistência médica, com o cado do Circulo Católico, ligado à Igreja, que já anunciou que não fará nenhum aborto.

Nesse caso a lei obriga as instituições a entregar os casos a outro serviço do sistema integrado nacional de saúde.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [39] Fazer uma Reclamação [39] Fazer uma Elogio [39] Fazer uma Sugestão [39] Fazer uma Solicitação [39] Fazer uma Simplifique [39]

Deixe seu comentário