Mesmo com ameaça de morte, o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, disse estar disposto a buscar a paz e o fim do conflito

Imagem:

Compartilhar:

Colômbia dá primeiro passo para desconhecer Corte Internacional de Justiça

Criado em 28/11/12 18h05 e atualizado em 28/11/12 19h20
Por Télam [2]

Presidente Colômbia
Na última terça-feira, a administração de Juan Manuel Santos denunciou o Pacto de Bogotá, por meio um aviso entregue ao secretário geral da OEA (Foto: Antonio Cruz/ABr)

A Colômbia anunciou nesta quarta-feira (28), sua retirada do Pacto de Bogotá, o primeiro passo para desconhecer a jurisdição da Corte Internacional de Justiça, anunciou o presidente Juan Manuel Santos.

A decisão de renunciar ao Pacto – qui desde 1948 acepitava a jurisdição, foi adotada na sequência da decisão judicial que entregou à Nicarágua uma vasta zona do mar caribenho em que a Colômbia exercia soberania desde 1803.

“Decidi que os mais altos interesses nacionais exigem que as delimitações territoriais e marítimas sejam fixadas por meio de tratados, como tem sido a tradição jurídica na Colômbia e não por sentenças proferidas pela Comissão Internacional de Justiça”, explicou Santos em uma reunião com produtores de café.

Na última terça-feira, sua administração denunciou o Pacto de Bogotá, por meio um aviso entregue ao secretário geral da OEA, o chileno José Miguel Insulza. O Pacto de Bogotá foi assinado na capital colombiana em 30 de abril de 1948 durante a IX Conferencia Paramericana, considerada o nascimento da OEA.

A ministra de Relações Exteriores da Colômbia, Maria Ángela Holguin, havia antecipado que seu país considerava a possibilidade de retirar-se do Pacto de Bogotá para evitar uma futura reclamação da Nicarágua ante a CIJ em busca de jurisdição sobre territórios marítimos caribenhos sobre os quais Bogotá tinha soberania.

Nicaragua processou a Colômbia ante o tribunal de Haya em 2001 após desconhecer o tratado bilateral Esguerra-Bárcenas, que em 1928 ratificou a soberania colombiana sobre o arquipélago de San Andrés, Providencia e Santa Catalina, que em 1803 foi deixado pela coroa espanhola nas mãos da Real Audiencia de Santafé de Bogotá.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [17] Fazer uma Reclamação [17] Fazer uma Elogio [17] Fazer uma Sugestão [17] Fazer uma Solicitação [17] Fazer uma Simplifique [17]

Deixe seu comentário