Park Geun-hye

Imagem:

Compartilhar:

Coreia do Sul pode escolher primeira mulher presidente nesta quarta-feira

Criado em 18/12/12 12h15 e atualizado em 18/12/12 12h34
Por Agência Lusa

Park Geun-hye
Park Geun-hye (Droustas Park / Greek Foreign Ministry / Wikimedia Commons)

Seul, 18 dez (Lusa) - A candidata conservadora Park Geun-hye pode tornar-se na nesta quarta-feira (19) a primeira mulher eleita presidente da Coreia do Sul, numa sociedade dominada por homens. De acordo com a sua história oficial, país não é governado por uma mulher desde a rainha Jinseong, há mais de um milênio.

As sondagens preveem uma luta acirrada entre Park, do Partido da Nova Fronteira (Seunri, no poder), e o candidato do Partido Democrático Unido (DUP, na oposição) e antigo militante dos direitos humanos, Moon Jae-in.

Neste contexto, Park Geun-hye alavancou sem problemas a bandeira feminista num país que é a quarta potência econômica da Ásia, mas onde as mulheres continuam afastadas do poder político e econômico.

As mulheres ocupam 15% dos lugares no parlamento sul-coreano e apenas 12% dos cargos de direção nas 1.500 grandes empresas do setor privado.

Quando trabalham fora de casa, as sul-coreanas ganham, em média, menos 40% que os homens, uma diferença recorde nos estados-membros da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

"Todos falam de mudança e reforma (...) mas eleger a primeira presidente do país será a maior mudança e a mais importante reforma política da nossa história", declarou a candidata.

Durante a campanha, Park prometeu aumentar a ajuda financeira às creches públicas, propôs incentivos para as empresas que empreguem mulheres e avançou com a ideia de impor aos partidos uma quota de 40% de mulheres nas candidaturas eleitorais.

Como presidente, Park terá que enfrentar a Coreia do Norte, as preocupações crescentes em relação ao emprego, uma população envelhecendo rapidamente, uma taxa de nascimentos em queda e o papel das grandes empresas.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [32] Fazer uma Reclamação [32] Fazer uma Elogio [32] Fazer uma Sugestão [32] Fazer uma Solicitação [32] Fazer uma Simplifique [32]

Deixe seu comentário