Queda de meteorito deixou pelo menos 400 feridos em Tchelyabinsk, na Rússia, nesta sexta-feira

Imagem:

Compartilhar:

Queda de meteorito deixa feridos e interrompe atividades na Rússia

Criado em 15/02/13 08h06 e atualizado em 15/02/13 16h25
Por © Agência Lusa

Meteoro meteorito Rússia
Queda de meteorito deixou pelo menos 400 feridos em Tchelyabinsk, na Rússia, nesta sexta-feira (Foto: Ministério do Interior da Rússia/МВД России/http://mvd.ru)

Pelo menos 500 pessoas ficaram feridas por estilhaços de vidro provocados pela queda de um meteorito na região dos montes Urais, na Rússia, revelou o Ministério do Interior. Cinco pessoas estão em estado considerado grave. O meteorito caiu, hoje de manhã, a cerca de 80 quilômetros da cidade de Tcheliabinsk, na região com o mesmo nome.

Serguei Smirnov, cientista do Observatório de Pulkovski (São Petersburgo), afirmou que o peso do meteorito devia ser de várias toneladas. “Tratou-se de uma bola muito brilhante, muito visível no céu da manhã, um objeto com uma massa bastante grande, de muitas dezenas de toneladas”, precisou o cientista, numa entrevista à televisão russa.

Leia também:

Asteroide DA14 passará bem próximo da Terra nesta sexta-feira [2]
Nada liga meteorito da Rússia a asteróide que passa perto da Terra [3]
Número de feridos por queda de meteorito já passa de 500 [2]

Cientistas russos citados pela rádio Komkersant FM consideraram que a queda do meteorito nos Urais não está ligada ao meteorito que hoje ao final da tarde (hora de Lisboa) irá passar próximo da Terra, mas não excluem a ocorrência de chuvas de meteoritos noutras regiões da Rússia.

“Patrulhas reforçadas garantem a ordem pública nos edifícios atingidos e onde se registaram avarias e foram tomadas medidas para proteger a propriedade”, acrescentou a fonte.

As autoridades locais encerraram todas as escolas e jardins de infância, devido ao fato de a maior parte ter ficado sem vidros nas janelas.

“Hoje, em Tchilabinski, a temperatura é de 18 graus negativos, e por isso decidimos encerrar todas as escolas”, anunciou Guennadi Onischenko, dirigente dos serviços sanitários da Rússia.

Os cientistas não excluem a possibilidade de uma nova queda de meteoritos em outras regiões da Rússia ocorrer na noite de sexta para sábado.

Dmitri Rogozin, vice-primeiro-ministro russo encarregado do setor militar-industrial, defendeu a necessidade de criação de um sistema de defesa contra “objetos extraterrestres” pelos maiores países do mundo.

“Hoje, nem a Rússia, nem os Estados Unidos tem possibilidade de abater meteoritos”, sublinhou Rogozin.

*Com adaptações

* Matéria atualizada às 9h35

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [51] Fazer uma Reclamação [51] Fazer uma Elogio [51] Fazer uma Sugestão [51] Fazer uma Solicitação [51] Fazer uma Simplifique [51]

Deixe seu comentário