Bandeira do Iraque

Imagem:

Compartilhar:

Novos atentados no Iraque deixam onze mortos

Criado em 30/05/13 12h03 e atualizado em 30/05/13 12h08
Por Agência Lusa

Bandeira do Iraque
(Jayel Aheram / Creative Commons)

Iraque - Pelo menos 11 pessoas morreram hoje, 30, em ataques no Iraque, indício de que a espiral de violência que fez 166 mortos numa semana não está diminuindo no país, disseram as autoridades.

O Governo iraquiano limitou-se a reagir à onda de violência com discursos pedindo calma, com uma remodelação nas chefias dos serviços de segurança e o anúncio de algumas medidas relacionadas com a situação.

Um carro-bomba explodiu na zona nordeste de Bagdad, matando quatro pessoas e ferindo uma dezena. No centro da capital, duas explosões semelhantes causaram dois mortos e 14 feridos, de acordo com responsáveis dos serviços de saúde e de segurança.

Dois elementos da polícia das fronteiras foram mortos a tiro, numa emboscada na principal autoestrada entre o Iraque e a Jordânia.

Em Mossul, no norte do Iraque, três policiais morreram num atentado suicida com carro-bomba

Desde o início de maio, pelo menos 580 pessoas morreram e mais de mil ficaram feridas em atentados, de acordo com dados reunidos pela agência de noticiasrancesa AFP com base em informações de fontes da segurança e sanitárias.

O país assiste, desde o princípio do ano, a um aumento da violência, cujo início coincide com uma mobilização da minoria sunita para denunciar a marginalização que sofre pelo Governo, dirigido pelos xiitas, e deixa pairar um ressurgimento do conflito confessional que marcou a vida no Iraque após a invasão da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos.

Apesar da recente intensidade, com atentados quase diários, a violência no Iraque continua ainda longe do pico atingido nos anos de 2006-2007, nos quais foram registados mais de um milhão de mortos em cada mês, acrescentou a AFP.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [13] Fazer uma Reclamação [13] Fazer uma Elogio [13] Fazer uma Sugestão [13] Fazer uma Solicitação [13] Fazer uma Simplifique [13]

Deixe seu comentário