Michelle Bachelet

Imagem:

Compartilhar:

Bachelet se afirma como favorita às eleições presidenciais no Chile

Criado em 01/07/13 15h10 e atualizado em 01/07/13 16h24
Por Luanda Lima Fonte:Portal EBC

Michelle Bachelet
Michelle Bachelet irá enfrentar em novembro o ex-ministro Pablo Longueira (Concertação) (UN Women/Creative Commons)

A ex-presidenta do Chile, Michelle Bachelet, se afirmou como favorita para as eleições de 17 de novembro. A candidata obteve 73% dos votos válidos pela coalizão de centro-esquerda Nova Maioria (Concertação) nas eleições primárias realizadas no último domingo [2] (30) no país. As primárias permitiram aos chilenos escolher entre quatro representantes do partido de Bachelet e dois da Aliança, da qual o ex-ministro da Economia Pablo Longueira saiu vitorioso, com 51% dos votos.

Foram definidos os candidatos que se enfrentarão nas urnas, quando se decide quem será o sucessor do atual presidente chileno, Sebastián Piñera. Cerca de 73% dos eleitores votaram em candidatos do partido de oposição, enquanto por volta de 27% optaram pelo partido governista.

A votação facultativa levou quase três milhões de eleitores às urnas, participação que superou as expectativas para o pleito. "Vimos primárias inéditas e impressionantes, nas quais o Chile demonstrou sua capacidade", declarou Bachelet.

* Com informações da teleSUR [3] e da agência Télam [4].

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [28] Fazer uma Reclamação [28] Fazer uma Elogio [28] Fazer uma Sugestão [28] Fazer uma Solicitação [28] Fazer uma Simplifique [28]

Deixe seu comentário