Festa dos torcedores do Corinthians na avenida Paulista, após título na Libertadores 2012.

Imagem:

Compartilhar:

Cinco corintianos presos na Bolívia estão prestes a ser libertados

Criado em 11/07/13 06h03 e atualizado em 11/07/13 10h33
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil [2]

Brasília – Após cinco meses presos em Oruro, na Bolívia, os cinco torcedores do Corinthians esperaram que um acordo para libertá-los esteja próximo. O ministro Eduardo Saboia, da Embaixada do Brasil na Bolívia, um dos negociadores para a libertação dos corintianos, disse à Agência Brasil que está otimista sobre o avanço das conversas. “As negociações estão avançando de parte a parte, é possível aguardar pela libertação em breve, sim”, disse ele.

Em 6 de junho, sete dos 12 torcedores detidos na Bolívia foram libertados e chegaram ao Brasil. Mas cinco foram mantidos presos. As autoridades bolivianas disseram que precisavam de mais informações e de afastar todas as suspeitas para libertá-los.

Leia mais:

Justiça decreta prisão preventiva de corintianos na Bolívia [3]

Corintianos fazem manifestação pela libertação dos 12 torcedores presos na Bolívia [4]

Corintianos desembarcaram em São Paulo após quase quatro meses presos na Bolívia [5]

Os corintianos foram presos em 20 de fevereiro, após o estudante boliviano Kevin Espada, de 14 anos, ser atingido por um sinalizador, durante o jogo entre o San José e o Corinthians, na Taça Libertadores. Menos de uma semana depois, um adolescente, sócio da Gaviões da Fiel (torcida organizada do Corinthians), apresentou-se à Justiça como autor do disparo do sinalizador.

Em maio, o adolescente que se disse autor do disparo prestou depoimento ao promotor boliviano.  Foram coletadas as digitais do jovem e enviadas para a Bolívia. Depois, os sete adolescentes foram libertados.

No mês passado, em nota, o Ministério das Relações Exteriores informou que a libertação dos sete torcedores foi definida pela Justiça da Bolívia por “falta de provas”. O texto lembrou que a presidenta Dilma Rousseff tratou do assunto com o presidente boliviano, Evo Morales, e que os ministros das Relações Exteriores também buscaram um acordo sobre o tema.

A Embaixada do Brasil na Bolívia tomou providências para transportar os brasileiros de Oruro para La Paz, a capital. De acordo com o Itamaraty, o governo brasileiro presta assistência aos cinco torcedores ainda detidos. O assunto foi tema de audiências públicas em comissões na Câmara e no Senado. Os parlamentares cobraram providências em relação à libertação dos brasileiros.

Edição: Graça Adjuto

Tags:  acordo [6], Torcedores [7], avanço [8], Bolívia [9], conversas [10], Corinthians [11], corintianos [12], Embaixada do Brasil [13], Internacional [14], libertação [15], negociadores [16], Oruro [17], presos [18], 20 de fevereiro [19], Kevin Espada [20], 14 anos [21], morte [22], sinalizador [23]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [24] Fazer uma Reclamação [24] Fazer uma Elogio [24] Fazer uma Sugestão [24] Fazer uma Solicitação [24] Fazer uma Simplifique [24]

Deixe seu comentário