Egito informa que são 525 mortos nos confrontos entre manifestantes e forças policiais, nos últimos dois dias

Imagem:

Compartilhar:

Egito proíbe ações de grupos armados que atuam em defesa de Mursi

Criado em 19/08/13 06h33 e atualizado em 19/08/13 07h49
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil [2]

Conflito protesto egito
Confrontos entre manifestantes e forças de segurança causaram mais de 750 mortos nos últimos quatro dias (VOA/CC)

Brasília – O ministro do Interior do Egito, Mohamed Ibrahim, anunciou hoje (19) que está probida a instação de comitês populares, considerados ilegais e que praticam atos em desacordo com as normas vigentes. Esses comitês são chamados por ele de  “grupos de vigilantes”, no Brasil é o equivalente a grupos armados. Em geral, esses grupos são formados por jovens armados que apoiam o presidente deposto Mohamed Mursi.

Em vários bairros do Cairo, a capital do Egito, foram instaladas barreiras por esses grupos com o objetivo de identificar carros e pessoas. Os grupos são formados por homens que usam barba, em geral, e mulheres em trajes muçulmanos. Durante o governo Mursi, ele obteve apoio da maioria religiosa.

Leia também:

Líderes africanos apelam à autoridades do Egito que busquem o diálogo [3]

Alemanha deve suspender venda de armas ao Egito [4]

Senadores americanos pedem fim da ajuda militar ao Egito [5]

As autoridades do Egito temem que o aumento dos grupos armados eleve o nível de tensão no país, agravado após a destituição de Mursi do poder, em 3 de julho. Desde então está como presidente interino Adly Mansour, apoiado pelas Forças Armadas.

Na semana passada, o governo de Mansour determinou estado de emergência, por um um mês, e toque de recolher obrigatório noturno em 14 das 27 províncias egípcias.  Os confrontos entre manifestantes e forças de segurança causaram mais de 750 mortos nos últimos quatro dias. O governo brasileiro pediu explicações ao embaixador egípcio no Brasil sobre a onda de violência.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa [6] 

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [11] Fazer uma Reclamação [11] Fazer uma Elogio [11] Fazer uma Sugestão [11] Fazer uma Solicitação [11] Fazer uma Simplifique [11]

Deixe seu comentário