Edward Snowden, ex-agente do serviço secreto dos Estados Unidos (CIA) que revelou o monitoramento de telefonemas e uso da internet no país

Imagem:

Compartilhar:

Alemanha manifesta interesse em depoimento de Snowden

Criado em 01/11/13 12h39 e atualizado em 01/11/13 12h52
Por Agência Brasil* [2]

Brasília - O governo alemão manifestou hoje (1º) interesse em ouvir o ex-consultor contratado para prestar serviços à Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos, Edward Snowden, sobre as supostas escutas à chanceler Angela Merkel.

“Se a mensagem é que o senhor Snowden tem coisas para nos dizer, então estamos perfeitamente dispostos a ouvir”, disse o ministro do Interior, Hans-Peter Friedrich.

Leia também:

Brasil e Alemanha apresentam à ONU resolução sobre espionagem [3]

Medvedev: espionagem não pode ser feita de forma cínica [4]

Minoria teme represália por acidente na praça da paz celestial [5]

Na última semana, depois das denúncias de espionagem divulgadas pela imprensa internacional, a Alemanha tem se articulado de diversas formas para tentar impedir, ou pelo menos normatizar, os casos relacionados à privacidade na internet e das comunicações. Na manhã de hoje, a Alemanha e o Brasil anunciaram a entrega às Nações Unidas de uma proposta de resolução sobre o tema.

O advogado de Edward Snowden na Rússia, Anatoly Kucherena, informou nesta sexta que o cliente está disposto e pode ser ouvido por procuradores alemães sobre as supostas escutas norte-americanas ao telefone celular de Merkel.

Kucherena disse que a audiência teria de ter teria de ser feita na Rússia, pois Snowden não pode abandonar o território russo sob pena de perder de asilo temporário que lhe foi concedido pelo país, em agosto, por um ano.

* Com informações da Agência Lusa

Edição: Davi Oliveira

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [15] Fazer uma Reclamação [15] Fazer uma Elogio [15] Fazer uma Sugestão [15] Fazer uma Solicitação [15] Fazer uma Simplifique [15]

Deixe seu comentário