Somália necessita de ajuda humanitária para cuidar de crianças desnutridas

Imagem:

Compartilhar:

Somália está à beira de nova crise de fome, alertam ONGs

Criado em 20/07/14 15h12 e atualizado em 20/07/14 15h39
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil [2]

A Somália, que há três anos viveu uma crise de fome que deixou mais de 250 mil mortos, está à beira de uma nova catástrofe devido à seca na região, que só pode ser evitada por meio de ajuda humanitária urgente, alertaram hoje (20) organizações não governamentais (ONGs).

O alerta foi lançado pelo Consórcio de Organizações Não Governamentais da Somália, que inclui 19 instituições locais e internacionais, entre as quais a Action contre la Faim (ACF), Acted, Oxfam, Solidarités International ou World Vision. O comunicado também chama a atenção sobre a falta de fundos para ajudar a evitar a crise.

Leia também outras notícias em Internacional  [3]

“Os sinais de seca reapareceram na Somália […] e não devem ser ignorados para evitar a voltar a cair nas mesmas condições que levaram à catástrofe de 2011”, informou a nota. As ONGs apelaram a uma ajuda urgente e que se prolongue pelos próximos três a seis meses, afirmando que constam menos de 30% dos fundos necessários para fazer face à atual crise na Somália.

No dia 20 de julho de 2011, precisamente há três anos, quando uma das piores secas em 50 anos afetou mais de 10 milhões de pessoas na região do Chifre da África, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou estado de fome em diversas regiões da Somália, onde a situação de guerra e o caos permanente, desde 1991, agravaram a catástrofe climática.

Os seis meses de fome, que se estenderam em todo o país, fizeram quase 260 mil mortos, metade dos quais crianças com menos de 5 anos de idade, uma das piores fomes no mundo nos últimos 25 anos.

Tags:  Internacional [1], Somália [4], fome [5], ONU [6]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [7] Fazer uma Reclamação [7] Fazer uma Elogio [7] Fazer uma Sugestão [7] Fazer uma Solicitação [7] Fazer uma Simplifique [7]

Deixe seu comentário