O presidente francês François Hollande

Imagem:

Compartilhar:

França anuncia envio de porta-aviões para o Oriente Médio

Criado em 14/01/15 13h52 e atualizado em 14/01/15 17h12
Por Portal EBC

Programa Brasileiros no Mundo discute possíveis mudanças na política migratória francesa
Presidente da França, François Hollande (Foto: TV Brasil)

Brasília - O presidente Francês, François Hollande anunciou nesta quarta-feira (14)  o envio do porta-aviões Charles de Gaulle para o Oriente Médio para ser utilizado principalmente em uma luta contra o Estado Islâmico no Iraque.

"O equipamento de nosso porta-avião é um instrumento de força e de poder, um símbolo de nossa independência. A situação no Oriente Médio justifica a presença do nosso porta avião. Achamos necessário fazer operações no Iraque para restaurar a soberania do país em seu território".

Hollande ressaltou que o parlamento francês autorizou a prorrogação da atuação das forças armadas no Iraque por meio da constituição e afirmou que será uma guerra longa.  

Hollande destacou que além do envio de equipamento militar para o Iraque, a França continuará ajudando as forças de oposição na Síria que lutam contra o Estado Islâmico e  criticou a comunidade internacional por não ter agido a tempo na crise que eclodiu no país em 2013. " A comunidade internacional deveria ter agido em dezembro de 2013, quando nós estávamos prontos. A luta contra o terrorismo é uma questão de tempo, a França fez uma escolha, não podem nos impedir".

Tripulação

A bordo do porta-aviões viajam 2 mil marines, militares da artilharia da marinha francesa, doze caças de combate Rafale e nove aeronaves militares Súper Étendard, quatro helicópteros e um avião de vigilância. O equipamento militar tem o acompanhamento de um grupo aeronaval comno reforço, composto por uma fragata de defesa antiaérea, um submarino nuclear de ataque e um petroleiro para seu abastecimento. 

Nesta terça-feira (13), foram mobilizados no país 10.500 militares para garantir a segurança interior, número que pela primeira vez ultrapassa o de soldados mobilizados no estrangeiro, onde estão 8.500 homens.

 

 

 

Tags:  frança [2], Hollande [3], porta aviões [4], porta-aviões [5], Oriente Médio [6], Iraque [7], guerra [8], conflito armado [9]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário