Compartilhar:

Banco Central chinês faz novo aporte de crédito, agora de 140 bilhões de yuans

Criado em 26/08/15 10h05 e atualizado em 26/08/15 10h20
Por Da Agência Brasil* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil [2]

O Banco Central da China fez hoje (26) novo aporte de recursos, no valor de 140 bilhões de yuans (cerca de US$ 21,8 bilhões), para manter a liquidez no sistema bancário. A operação ocorre um dia depois de a instituição ter injetado 150 bilhões de yuans no sistema bancário (US$ 23,4 milhões) - maior intervenção no sistema financeiro chinês, entre as operações feitas diretamente no mercado desde janeiro do ano passado.

Entre as medidas para aumentar a liquidez, o Banco Central da China também decidiu cortar as taxas de juros e reduzir os depósitos compulsórios, uma reserva obrigatória dos depósitos bancários.

Em nota, a instituição explicou que a injeção de liquidez feita nesta quarta-feira ocorreu por meio de empréstimos de curto prazo, com vencimento em seis dias e a uma taxa de juros de 2,3%. Normalmente, os aportes de dinheiro do Banco Central são feitos por meio da venda com acordos de recompra.

Os acordos de recompra constituem uma forma de financiamento em que a instituição cede títulos de sua carteira como contrapartida de um empréstimo e, simultaneamente, se obriga a recomprá-los em data preestabelecida. A diferença entre os preços de venda e de recompra constitui o juro pago pelo devedor.

O Banco Central chinês tem feito diversas operações de crédito para estabilizar o sistema financeiro, em um período de turbulências, devido à crise das bolsas e após a desvalorização do yuan na semana passada. Hoje, a Bolsa de Valores de Xangai registrou nova queda acentuada. 

*Com informações da Agência Lusa

Editor Graça Adjuto
Tags:  China [3], aporte [4], crédito [5], yuans [6], banco central [7], Internacional [8]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário