Brasil comemora título do futebol de cinco

Imagem:

Compartilhar:

Em dia com recorde de medalhas, Brasil sobe uma posição na classificação dos Jogos Paralímpicos

Criado em 08/09/12 18h22 e atualizado em 08/09/12 18h45
Por Bernardo Medeiros Fonte:Portal EBC

Brasil comemora título do futebol de cinco
Brasil comemora título do futebol de cinco (London 2012)

Um sábado histórico. No penúltimo dia de competições dos Jogos Paralímpicos, o Brasil conquistou nove medalhas, recorde de pódios em Londres, e subiu para a sétima posição, meta traçada pelo Comitê Paralímpicos Brasileiro (CPB).

O Brasil possui 42 medalhas e ainda disputa outras três neste domingo. Mesmo que conquiste todas, terminará com menos pódios do que em Pequim, quando foram 47. O número de ouros, no entanto, é maior em Londres. Já foram 20, ante 16 na China. No último dia de competição, Ozivam Bonfim e Tito Sena disputam a maratona T46, às 4h (de Brasília). A seleção de futebol de 7 joga contra o Irã, na decisão do bronze. O jogo começa às 9h30.

Confira o quadro de medalhas dos Jogos Paralímpicos de Londres [2]

Maior medalhista brasileiro da história dos Jogos, Daniel Dias aumentou a vantagem neste sábado. E já ocupa o rol de lendas do esporte. Em suas sexta final individual, o sexto ouro, desta vez nos 100m livres S5, com 1m09s35. Ele acumula dez ouros paralímpicos na carreira e possui ainda outras quatro pratas e um bronze. Duas horas após a seu último triunfo m Londres, Dias ainda disputou a final dos 4x100m medley, mas o quarteto brasileiro finalizou a prova em sétimo. Adriano de Lima foi oitavo nos 100m livres S6 e Joana Neves sétima 100m livres S5.

A bocha conquistou outras três medalhas. Dirceu Pinto conquistou seu segundo ouro, desta vez na disputa individual da BC4. Venceu no tie-break o chinês Yuansen Zheng, após empate em 3 a 3. Maciel Sousa tambêm bateu um oriental para ficar com o ouro: fez 8 a 0 em Zhioiang Yan. Eliseu Santos, parceiro de Dirceu na conquista em duplas, também retorna ao Brasil com duas medalhas: foi bronze na BC4, ao bater o britânico Stephen McGuire por 5 a 3. Outro brasileiro a lutar por medalhas, Zé Chagas perdeu 6 a 4 para Roger Aandalen, da Noruega, na decisão do bronze BC1.

Na final dos 100m T11 do atletismo, nova dobradinha brasileira. Lucas Prado foi segundo (11s25) e Felipe Gomes o terceiro (11s27). O chinês Lei Xue foi o campeão, com 11s15. O país também conquistou duas medalhas no lançamento de dardo. Pela manhã, Shirlene Carvalho bateu o recorde mundial da F37/38, com 37m86, e foi ouro. À noite, foi a vez de Claudiney dos Santos, na F57/58. Foi medalha de prata, com 45m38. A marca é o novo recorde mundial da categoria F57. Mas, como a prova paralímpica possui atletas de duas categorias, o ouro ficou com o iraniano Mohammad Khalvandi, com a marca de 50m98.

No futebol de 5, o Brasil confirmou sua supremacia. Fez 2 a 0 na França e comemorou o tricampeonato. É o único país a conquistar a modalidade em Jogos Paralímpicos. Bill abriu o marcador em cobrança de pênalti. O segundo gol foi contra, de Martin Baron, após linda jogada de Jeffinho.

O vôlei masculino sentado encerrou sua participação em quinto. A posição foi alcançada após a vitória no tie-break sobre o Egito

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [44] Fazer uma Reclamação [44] Fazer uma Elogio [44] Fazer uma Sugestão [44] Fazer uma Solicitação [44] Fazer uma Simplifique [44]

Deixe seu comentário