Água vai passar a ser um dos temas centrais do Conselho de Segurança da ONU

Imagem:

Compartilhar:

ONU reforça tema da água na agenda do Conselho de Segurança

Criado em 22/03/13 12h30 e atualizado em 22/03/13 13h02
Por Allan Walbert Fonte:Portal EBC

segurança hídrica conflitos pela água dia da água falta de água falta d'água
Água vai passar a ser um dos temas centrais do Conselho de Segurança da ONU (DFID-UK/CC)

A escassez de água e a luta pelo recurso natural em vários países do mundo levou a Organização das Nações Unidas (ONU) a reforçar o tema "segurança hídrica" na agenda de debates do Conselho de Segurança. Em comemoração ao Dia da Água, o órgão lançou nesta sexta-feira (22) um relatório com as principais definições sobre o tema e exemplos da necessidade de discussão em torno dele.

Desde que aumentaram no mundo os conflitos de segurança nacional e internacional por conta do acesso à agua, a ONU já discutia a necessidade de uma atenção maior em torno da questão. Faltava, no entanto, uma definição que norteasse as políticas tanto de meio ambiente e saúde, quanto de segurança propriamente dita. O objetivo era se afastar de conceitos focados em operações militares.

Leia também:

Falta de água de qualidade mata uma criança a cada 15 segundos no mundo, revela Unicef [2]

Mais da metade da população mundial ainda não tem água de qualidade em casa [3]

Quatro cidades da Baixada Fluminense estão entre as maiores do país sem tratamento de esgoto [4]

Empresas de água perdem até 35,7% do faturamento com vazamentos e ligações clandestinas [5]

“A capacidade de uma população de salvaguardar o acesso sustentável a quantidades adequadas de água de qualidade para garantir meios de sobrevivência, o bem estar humano, o desenvolvimento sócio-econômico; para assegurar proteção contra poluição e desastres relacionados à água, e para preservação de ecossistemas em um clima de paz e estabilidade política”. Esse é o conceito de 'segurança hídrica' revelado hoje pela ONU.

De acordo com o co-administrador da Força Tarefa da ONU-Água sobre Segurança Hídrica, Zafar Adeel, o consenso no entendimento da expressão tem uma importância central para a agenda internacional. “Não se pode continuar com variações de significado. Uma definição compartilhada é necessária para colocar todo mundo no mesmo patamar. Somente a partir disso podemos dar respostas coerentes aos desafios”, disse.

A Agenda Global de Segurança Hídrica, divulgada hoje, coloca o gerenciamento do Aquífero Guarani como exemplo de segurança hídrica que alcançou sucesso, por se tratar de uma região fronteiriça. O relatório cita que em 2010 Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai assinaram um acordo para a criação de uma coordenadoria integrada com a intenção de evitar conflitos na região por causa do acesso ao recurso.

O Aquífero Guarani é uma das maiores reservas de água doce do mundo. Está localizada na América do Sul.

Confira no infográfico abaixo alguns dados feitos pela ONU que justificam o reforço sobre o tema segurança hídrica.

Alertas em segurança hídrica [6] | Infographics


E
[7]dição: Priscila Ferreira
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [66] Fazer uma Reclamação [66] Fazer uma Elogio [66] Fazer uma Sugestão [66] Fazer uma Solicitação [66] Fazer uma Simplifique [66]

Deixe seu comentário