Tufão Filipinas

Imagem:

Compartilhar:

Conferência da ONU sobre mudanças climáticas termina com acordo pouco ambicioso

Criado em 23/11/13 19h16 e atualizado em 23/11/13 20h10

Acabou neste sábado (23) a 19.ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 19) [2], realizada em Varsóvia, Polônia. As negociações duraram duas semanas e o acordo entre os países participantes promete  “todos os esforços para apresentar”, até março de 2015, “contribuições nacionais” para a redução das emissões de gases com efeito de estufa". Estas terão de ser consistentes com o objetivo de limitar o aumento da temperatura global até 2020.

Os países decidiram também intensificar a preparação interna das contribuições para o acordo de Paris, que deve ser fechado no primeiro trimestre de 2015 e entraria em vigor a partir de 2020.

Um dia antes do término do evento, ONGs e grupos ambientalistas decidiram se retirar da COP19 por não  reconhecer ali nenhum avanço para o debate climático. 

Segundo Christiana Figueres, Secretária Executiva da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança Climáticas ( UNFCCC), "eventos climáticos extremos são cada vez mais comuns e os países pobres e vulneráveis ​​já estão pagando o preço." Para ela: "os governos e nações mais desenvolvidas devem voltar a fazer a lição de casa para que possam colocar seus planos em cima da mesa durante a Conferência de Paris ".

A conferência também decidiu estabelecer um mecanismo internacional para proteger populações mais vulneráveis contra perdas e danos causados ​​por eventos climáticos extremos como o tufão nas Filipinas [3].

O mecanismo obrigaria as nações mais ricas a a financiar países que já sofrem com os efeitos da mudança climática e deve funcionar a partir do ano que vem. Além das vítimas de desastres, o financiamento deve proteger as vítimas dos chamados eventos de início lento, como a elevação do nível do mar.

Com informações da Agência Lusa

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário