Renan Calheiros

Imagem:

Compartilhar:

PEC que cria quatro tribunais regionais federais contém erro formal, diz Renan

Criado em 06/06/13 19h27 e atualizado em 06/06/13 19h42
Por Iolando Lourenço Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil [2]

Brasília – O presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), criticou hoje (6), em nota, a promulgação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37, que cria quatro tribunais regionais federais (TRFs), com sede nas cidades de Belo Horizonte, Salvador, Curitiba e Manaus. A PEC foi promulgada hoje pelo vice-presidente do Congresso, deputado André Vargas (PT-PR), na ausência do presidente da Casa, que está em viagem ao exterior.

Desde a aprovação da proposta, Renan vinha adiando a promulgação, sob o argumento de que a PEC contém erro formal. “A opção de não promulgar a emenda que criou quatro tribunais regionais federais decorreu do entendimento de que a proposta contém erro formal, suscetível de questionamentos jurídicos, já que o texto aprovado pela Câmara dos Deputados sofreu alterações substanciais em relação ao que foi enviado pelo Senado Federal”, diz o senador na nota.

Para Renan, o correto seria os senadores apreciarem novamente a proposta, uma vez que, durante a tramitação e aprovação na Câmara, o texto foi alterado pelos deputados. Entidades que representam a magistratura, no entanto, alegam que há necessidade de nova votação do texto pelos senadores. No entendimento dos juízes, a alteração feita na Câmara é de técnica legislativa e não modificou o conteúdo aprovado no Senado.

Apesar de não concordar com a promulgação da PEC, Renan disse que não poderia limitar o poder do deputado André Vargas. “Não posso limitar as competências regimentais do primeiro vice-presidente do Congresso Nacional. Igualmente não poderia, eternamente, adiar ou cancelar compromissos oficiais em virtude desta Emenda”, concluiu o senador.

Edição: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário