Compartilhar:

Senado aprova obrigatoriedade de símbolo para ostomizados em locais públicos

Criado em 02/09/14 20h12 e atualizado em 02/09/14 20h54
Por Luciano Nascimento Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil [2]

O Senado aprovou hoje (2) projeto de lei que torna obrigatória a utilização de forma visível do Símbolo Nacional da Pessoa Ostomizada em todos os locais que possibilitem acesso, circulação e utilização por essas pessoas, principalmente banheiros públicos e privados. O símbolo se caracteriza pela figura de uma pessoa com um curativo na barriga. 

Pessoas ostomizadas são aquelas que passaram por cirurgia que abre uma passagem no abdômen, chamada ostoma, para a colocação de uma bolsa coletora de fezes e urina. Em geral, o procedimento é necessário no caso de câncer no reto, no intestino grosso e na bexiga e em pessoas atingidas por perfurações nessa região.

O projeto, que já havia sido aprovado em outubro de 2013 pela Câmara, agora segue para sanção presidencial. Segundo a justificativa do autor do projeto, deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), a medida busca dar visibilidade para as pessoas que estão nesta "condição, as quais necessitam ter assegurados espaços que permitam uma vida normal apesar de se utilizarem de dispositivos, geralmente bolsas coletoras dos conteúdos eliminados do aparelho digestivo ou urinário."

Editor: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [7] Fazer uma Reclamação [7] Fazer uma Elogio [7] Fazer uma Sugestão [7] Fazer uma Solicitação [7] Fazer uma Simplifique [7]

Deixe seu comentário