Plenário da Câmara aprova comissão do impeachment

Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Compartilhar:

Impeachment: saiba quais partidos já se posicionaram

Criado em 14/04/16 14h00 e atualizado em 14/04/16 15h05
Por Portal EBC

A Câmara dos Deputados se prepara para decidir se autoriza ou não a abertura de processo de impeachment contra a presidenta da República Dilma Rousseff neste domingo (17). Confira a movimentação nas bancadas e das indicações de votos. 

Saiba quais partidos já se posicionaram com relação ao impeachment de Dilma:


PSD [2]

O líder do PSD na Câmara, Rogério Rosso (DF),anunciou nesta quarta-feira (13) que vai orientar a bancada para votar favoravelmente à continuidade do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. A legenda conta com 36 deputados e comanda o Ministério das Cidades. Há ainda dois secretários estaduais do partido que podem deixar os cargos momentaneamente para voltar à Câmara e votar no processo de impeachment.


PTB  [3]

A legenda anunciou nesta quarta-feira (13) a adesão da bancada à proposta do impeachment. Segundo o líder em exercício do partido, deputado Wilson Filho (PB), a orientação da liderança na votação em plenário será pela instauração do processo. O partido conta com 19 parlamentares em exercício.


PRB [4]

Nesta terça-feira (12), o PRB anunciou que votará favoravelmente ao impeachment. De acordo com o presidente nacional do partido, Marcos Pereira, os 22 deputados federais do partido seguirão a orientação.


PP [5]

O líder do partido, Aguinaldo Ribeiro (PB), também na terça-feira, afirmou que a legenda votará favoravelmente ao impeachment.. Atualmente, o partido conta com 47 parlamentares em exercício na Câmara.

 

PDT [6]

A favor do governo, a sigla anunciou nesta quarta (13) que vai votar contra a continuidade do processo. Segundo o líder do PDT, Weverton Rocha (MA), o partido fechou questão para que a bancada toda, formada por 20 deputados, vote contra a abertura do processo de afastamento.


PMDB [7]

A legenda tem a maior bancada da Câmara, com 66 deputados. Em reunião nesta quinta-feira (14), o PMDB decidiu que vai orientar voto a favor da continuidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. A decisão foi anunciada pelo líder do PMDB, Leonardo Picciani (RJ).

PR

A Executiva Nacional da sigla decidiu que haverá orientação contrária ao processo de afastamento. No entanto, a legenda está rachada. A sigla tem 40 deputados, muitos dos quais prometem votar a favor do impeachment.

PTN, PSL, PROS, PHS e PEN

Dirigentes dos cinco menores partidos da Câmara, que somam 30 votos, não fecharam questão sobre a votação do parecer favorável ao impeachment, mas informaram que pelo menos 25 deputados do grupo devem votar a favor da abertura do processo contra a presidenta Dilma Rousseff.

Tags:  Câmara dos Deputados [9], impeachment [10], bancadas [11], partidos [12]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [13] Fazer uma Reclamação [13] Fazer uma Elogio [13] Fazer uma Sugestão [13] Fazer uma Solicitação [13] Fazer uma Simplifique [13]

Deixe seu comentário