Índios em protesto da Rio+20

Imagem:

Compartilhar:

Rio+20 é criticada por falta de avanços

Criado em 12/12/12 06h26 e atualizado em 21/12/12 19h09
Por Lauro Mesquita Fonte:Portal EBC

Vinte anos [2] após a histórica Rio 92 (ou Eco 92) [3], a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio+20 foi marcada pela expectativa. Não por acaso, foi o maior evento da história da Organização das Nações Unidas [4] (ONU [5]).

Para se ter uma ideia, a conferência oficial teve um público quase três vezes maior do que a Rio92. Durante os dez dias do encontro no Riocentro, zona oeste da capital fluminense, cerca de 45,4 mil pessoas foram credenciadas, segundo a porta-voz da conferência, Pragati Pascale. 

Além disso, o Rio de Janeiro se tornou o centro de outra dezena de eventos paralelos do qual se destacou a Cúpula dos Povos [6], que reuniu milhares de pessoas no Aterro do Flamengo para organizar as pautas da sociedade civil e servir de contraponto crítico aos conceitos de economia verde [7] e desenvolvimento sustentável defendidos por governos, entidades empresariais e organismos internacionais. O encontro ainda serviu para organizar uma pauta internacional dos movimentos [8], apesar da insatisfação dos representantes com o texto final da Rio+20.

A cidade também foi sede de encontros internacionais de indígenas [9]empresários [10], prefeitos [11], especialistas em redes sociais [12], midialivristas [13]e muitos outros setores da sociedade. A Rio+20 também foi palco de importantes manifestações contra o Código Florestal [14], os crimes ambientais [15], o machismo [16] e a violação de direitos das populações nativas [17]

Apesar da abertura para o diálogo entre governo e sociedade, tanto na Cúpula dos Povos (com a Arena Socioambiental [18]), como na conferência oficial (com os Diálogos Sustentáveis [19]) -- em que representantes ONGs, movimentos sociais e integrantes da sociedade civil definiram 30 sugestões ao documento final da conferência --, os resultados finais da Rio+20 foram considerados frustrantes pelas organizações sociais [20].

Escute a íntegra da reunião do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, se encontrou hoje (22/6) com 36 delegados da Cúpula dos Povos

Em seu pronunciamento final, os representantes da Cúpula defenderam que a ONU estaria capturada pelo sistema financeiro internacional [21].  

Outras organizações apontaram retrocessos  [22] no documento final e mesmo a ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira [23] lamentou que questões como a dos direitos reprodutivos das mulheres e de oceanos não tenham avançado na Conferência. 

O documento final O Futuro que queremos [24]prevê a [24] criação de um mecanismos para o desenvolvimento sustentável até 2014 [24]. A estratégia deve ser elaborada em uma instituição com sede no Brasil [25]. O texto destaca a necessidade de nações desenvolvidas buscarem esforços concretos para atingirem a meta de, até 2015, passarem a destinar 0,7% de seus produtos internos brutos (PIBs) para Assistência Oficial de Desenvolvimento (ODA) para países em desenvolvimento. Para o Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon, o documento conclusivo da Rio+20 foi o início do processo [26] de mudança. 

A equipe da EBC fez uma cobertura integrada do evento. Saiba mais [27].

Para mais informações sobre a Rio+20, clique aqui [28].

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [47] Fazer uma Reclamação [47] Fazer uma Elogio [47] Fazer uma Sugestão [47] Fazer uma Solicitação [47] Fazer uma Simplifique [47]

Deixe seu comentário