Centro de tratamento contra o ebola

Imagem:

Compartilhar:

Saúde [1]

Ebola: ONU anuncia fim da Unmeer e diz que Missão “atingiu objetivos”

Criado em 31/07/15 15h00 e atualizado em 31/07/15 15h08
Por Eleutério Guevane Fonte:Rádio ONU [2]

As Nações Unidas anunciaram nesta sexta-feira o fim da sua Missão para Resposta de Emergência ao Ebola, conhecida como Unmeer em sua sigla em inglês.

Em nota, o secretário-geral da ONU afirmou que a operação “alcançou o seu objetivo central de expandir a resposta no terreno e criar a união de propósitos” entre os que trabalharam na resposta, em apoio aos esforços liderados a nível nacional.

Marco

Para Ban Ki-moon, a decisão é “um importante marco na resposta global” ao ebola. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, OMS, desde o início do surto foram registrados 27.784 casos e 11.294 mortes. A África Ocidental foi a região mais afetada pela doença.

A partir de 1º de agosto, a resposta de emergência ao ebola nas Nações Unidas será “totalmente liderada” pela OMS.

Gestores envolvidos na resposta à crise  do ebola vão permanecer nos países afetados sob a supervisão da OMS. Eles terão apoio dos coordenadores residentes e das equipes locais da ONU.

O enviado especial do secretário-geral sobre ébola continuará a fornecer orientações estratégicas para a resposta.

Compromisso

A ONU reiterou seu compromisso de apoiar os governos da Guiné, da Libéria e de Serra Leoa para alcançar e manter zero caso. Ban afirmou ter sido feito um progresso considerável, mas advertiu que a crise ainda não terminou.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Ebola: ONU anuncia fim da Unmeer e diz que Missão “atingiu objetivos”

De acordo com a OMS, na semana até 26 de julho, sete casos de ebola foram registrados. Esta é a semana como menor número de casos em um ano, com quatro pacientes confirmados na Guiné e três na Serra Leoa.

Nas oito semanas anteriores, a incidência da doença estabilizou-se entre 20 e 30 pacientes semanais.

A nota de Ban termina com um apelo aos Estados-membros das Nações Unidas  que mantenham o apoio político e financeiro necessário para o fim do ebola.

Apresentação: Laura Gelbert.
Tags:  saúde [4], ebola [5], OMS [6], ONU [7], vírus [8], epidemia [9]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário