Imagem:

Compartilhar:

Saúde [1]

Saiba mais sobre os hábitos de vida do barbeiro, inseto que transmite a doença de chagas

Criado em 23/06/16 15h03 e atualizado em 23/06/16 15h50
Por Repórter DF Fonte:TV Brasil [2]

Há 15 anos, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) estudam o comportamento dos Barbeiros no Distrito Federal. Esses insetos causam a doença de chagas, que pode provocar complicações cardíacas e levar o paciente a óbito. 

Pesquisas indicam que o inseto além de estar nas áreas rurais, migrou para outras cidades do DF. Em 2012 e 2014, a bióloga Thais Minuzzi identificou a presença deles nas cidades do Park Way, Águas Claras, Vicente Pires e Paranoá.  No Jardim Zoológico foram encontrados uma colônia com 50 insetos, 44 deles estavam contaminados e transmitiram a doença de chagas para 17 macacos.  

Cerca de 40% dos 857 Barbeiros coletados no DF estavam infectados. Mesmo com o alto número de insetos contaminados, nenhuma pessoa contraiu a doença no período estudado. O inseto costuma aparecer com maior frequência nos períodos que antecedem as chuvas, porém para eliminar os riscos a comunidade precisa colaborar.  Acompanhe na reportagem. 

 

Tags:  doença de Chagas [4], pesquisa [5], UnB [6], Brasília [7], DF [8], barbeiro [9]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário