Boato espalhado no Facebook ilude usuários quanto à proteção dos dados na rede social

Imagem:

Compartilhar:

Boato no Facebook estimula usuários a compartilharem “aviso de privacidade”

Criado em 10/09/12 14h40 e atualizado em 24/10/12 13h57
Por Davi de Castro Fonte:EBC

Hoax Facebook - aviso de privacidade
Boato espalhado no Facebook ilude usuários quanto à proteção dos dados na rede social (Reprodução/Facebook)

Desde a semana passada um novo hoax (saiba o que é isso aqui [2]) vem circulando nas páginas de perfis brasileiros no Facebook. Com a preocupação em assegurar a privacidade na rede, muita gente tem ajudado a repercutir as falsas informações, que têm se tornado virais. O boato estimula os internautas a compartilharem um “aviso de privacidade” em sua linha do tempo. Caso não o façam, alerta: estarão “indiretamente permitindo o uso público de itens, como fotos e informações contidas nas atualizações de status”.

O “aviso de privacidade” estabelece, então, uma “não-autorização” aos empregados do Facebook, bem como ao governo (inclusive o americano), instituições e a qualquer outra pessoa, de revelar dados dos usuários, copiá-los ou distribui-los. Os internautas são incentivados a repassá-lo em prol de uma falsa garantia de “proteção”.

Clique aqui para curtir o perfil Ebc na Rede no facebook [3]

Darlan Caires, estudante da Universidade Federal da Bahia (UFBA), foi um dos que acabaram ajudando a compartilhar o boato. Ele diz que ficou na dúvida sobre a veracidade dos fatos, mas, como estava com preguiça de ler os termos do Facebook, resolveu reproduzir as afirmações mesmo assim. "Depois de ver inúmeras vezes na minha timeline, resolvi ler o post e fez sentido para mim. Como vários amigos 'de confiança' também estavam compartilhando e eles não costumam distribuir essas correntes ou coisas do tipo, resolvi publicar também. "É melhor prevenir do que remediar", justificou.

Saiba mais:

Mais de 80 mil pessoas já de declararam doadoras no facebook [4]

Saiba quais são as cinco redes sociais mais acessadas do Brasil [5]

Facebook pagará multa de R$ 750 mil, por demora em cooperar com investigação sobre pedofilia [6]

Publicação ensina como criar senhas seguras [7]

Assim como ele, boa parte dos cadastrados no Facebook não lê os termos de uso da rede, que dispõem, entre outros aspectos, sobre a privacidade. Vale ressaltar que, para criar um perfil no site, é preciso declarar estar de acordo com tais regras. Dessa forma, qualquer declaração que o internauta publica, como esse hoax, não vai substituir os termos já estabelecidos. Se você está na rede social significa que já concordou com sua política de uso.

Segundo os termos que regem a rede social, cada usuário é proprietário de todo o conteúdo e informações que publica e o controle desses dados é feito por meio das configurações de privacidade e aplicativos. Assim, para garantir a proteção dos dados, basta ficar de olho nas autorizações de visualização que configurar. Fora essas informações que o usuário opta por tornar públicas, o Facebook declara que as únicas que ele sempre deixa disponíveis são: nome, imagens do perfil e da capa, sexo, e nome e ID de usuário. O Facebook não é o proprietário dos dados, mas pode usá-los para determinados fins, como para fornecer recursos e serviços de localização (saiba mais aqui [8]).

Veja o aviso de privacidade espalhado pela rede:

O Facebook é agora uma entidade de capital aberto. Recomenda-se a todos os membros que afixem um aviso semelhante a este, ou se preferir pode copiar e colar esta versão. Se não publicar tal declaração pelo menos uma vez, então está indiretamente permitindo o uso público de itens como suas fotos e as informações contidas em suas atualizações de status.

AVISO DE PRIVACIDADE
Aviso - qualquer pessoa e / ou instituição e / ou agente e / ou Agência de qualquer estrutura governamental, incluindo, mas não limitado ao Governo Federal dos Estados Unidos, também usando ou monitorando este site ou qualquer um dos seus sites associados, NÃO tem a minha permissão para utilizar qualquer uma das informações do meu perfil, nem qualquer parte do conteúdo aqui contida, incluindo, mas não limitado às minhas fotos, e / ou os comentários feitos sobre as minhas fotos ou qualquer outra "imagem" de arte publicado no meu perfil. Você está aqui notificado que está estritamente proibido de revelar, copiar, distribuir, divulgar ou tomar qualquer outra ação contra mim com relação a este perfil e os conteúdos do mesmo. As proibições anteriores também se aplicam a seu empregado, agente de estudante, ou qualquer pessoal sob sua direção ou controle. O conteúdo deste perfil é privado e as informações confidenciais e sigilosas. A violação da minha privacidade pessoal é punível por lei. UCC 1-103 1-308

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [22] Fazer uma Reclamação [22] Fazer uma Elogio [22] Fazer uma Sugestão [22] Fazer uma Solicitação [22] Fazer uma Simplifique [22]

Deixe seu comentário