nasa asteroide

Imagem:

Compartilhar:

Asteroide 2012 DA14 passou a 28,1 mil quilômetros da Terra

Criado em 15/02/13 17h46 e atualizado em 16/02/13 06h56
Por Leyberson Pedrosa e Davi de Castro Fonte:Portal EBC

imagem do asteroide nasa
Imagem de telescópio na Austrália (Divulgação / Nasa)

O asteroide 2012 DA14 passou a exatamente 28.163 quilômetros da Terra por volta das 17h40 (horário local de Brasília). A medida toma como base a Indonésia, ponto de maior aproximação do objeto. A diferença entre a distância prevista (27.680 quilômetros), e a final foi de aproximadamente 500 quilômetros.

De acordo com a Agência Espacial dos Estados Unidos [2] (Nasa), o corpo celeste passou de forma segura e se distancia, cada vez mais, da Terra.

O site principal do Gingin Observatory [3], que gera imagens do espaço da base de Austrália e trouxe as primeiras imagens do asteroide, ficou fora do ar devido a quantidade de acessos de pessoas interessadas em ver a passagem do asteroide 2012 DA14. A Nasa também transmitiu imagens ao vivo da aproximação do asteroide [4], que contou com picos de 100 mil espectadores curiosos com o fenômeno.

Confira mais notícias pelo canal de Tecnologia do Portal EBC [5].

Comparação com outros corpos celestes
Segundo a NASA, desde que as inspeções no céu começaram na década de 1990, os astrônomos nunca viram um objeto tão grande se aproximar tanto do nosso planeta. Mas os cientistas asseguram que não há perigo de colisão, pelo menos dessa vez. Isso porque, em 2020, a rocha deve se aproximar novamente e ainda não é possível calcular a que distância.

Esta, no entanto, não é a primeira vez que o planeta recebe uma "visita". Em 1908, um corpo celeste do tamanho do asteroide 2012 DA14 explodiu na atmosfera acima da Sibéria, devastando uma área de milhares de quilômetros quadrados de floresta. Os pesquisadores ainda estão estudando o "Evento de Tunguska", como ficou conhecido esse episódio, em busca de pistas sobre o objeto que causou o impacto.

Outro objeto de tamanho semelhante ao DA14 atingiu a Terra há 50 mil anos. Ele foi responsável pela formação a Cratera do Meteoro, no Arizona (EUA), que deixou uma depressão de aproximadamente um quilômetro de diâmetro e 200 metros de profundidade."Esse asteroide era feito de ferro, o que tornou um projétil especialmente potente", explicou o cientista Don Yeomans no site da Nasa.

LEIA TAMBÉM:
- Risco de asteroide afetar telecomunicações é muito baixo [6]
- Meteorito cai na Rússia e deixa mais de 900 feridos [7]
- Não há relação entre o meteorito e asteroide 2012 DA14 [8]

Ouça as principais acontecimentos do dia pelo Nacional Informa [9]

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [79] Fazer uma Reclamação [79] Fazer uma Elogio [79] Fazer uma Sugestão [79] Fazer uma Solicitação [79] Fazer uma Simplifique [79]

Deixe seu comentário