"Os games são uma forma inegável de cultura", diz presidente da Acigames

Imagem:

Compartilhar:

Gamers querem inclusão de jogos no Vale-Cultura

Criado em 01/02/13 15h23 e atualizado em 18/03/16 15h15
Por Davi de Castro Fonte:EBC

Games - Campus Party
"Game é uma forma inegável de cultura'" diz presidente da Acigames

Os amantes dos games deram início, na Campus Party, a uma mobilização para que o governo inclua a compra de jogos digitais no Vale-Cultura. Por meio da hashtag #ValeCulturaParaGames, eles começaram a agitar o Twitter para acionar também quem não está presente no evento.

O presidente da Acigames e conselheiro do Ministério da Cultura na área de jogos digitais, Moacyr Alves Jr., disse que há uma resistência por parte do governo em permitir a aquisição dos games pelo Vale-Cultura. Os argumentos para isso, segundo ele, seriam o fato de que há pouca produção nacional em games, além da preocupação de que o benefício seja gasto em jogos violentos, como os de guerra. "Isso é um preconceito bobo. Games são uma forma de cultura também, assim como filmes e músicas. Se o governo negar nosso pedido, será um retrocesso para o país. Além do que, o benefício para filmes não impede a compra de filmes estrangeiros e com violência, como os do Van Dame", queixa-se o conselheiro.

Leia também:
Vale-cultura de 50 reais vai servir para adesão de TV por assinatura, mas não vale para games [2]
Designer de jogos dá dicas para quem quer trabalhar com games [3]
Gamificação da pedagogia: entenda como os jogos podem auxiliar no processo de aprendizagem [4]

O pesquisador de jogos e game designer Francisco Tupy também reclama do preconceito que ainda há no Brasil em relação aos games. "Sempre estabelecem uma relação entre games e crimes. Se aparece um psicopata e faz um massacre, por exemplo, logo vão à casa dele ver se tem video-game", diz. Moacyr acrescenta que, ao contrário do Brasil, o mundo todo vê os jogos como revolucionários, principalmente nas áreas da educação, medicina e do entretenimento. "Na Romênia, se você investe em jogos, fica isento de impostos. Na Coréia do Sul, se você está envolvido nesse mercado, fica dispensado do serviço militar. E no Canadá, se você apresenta um projeto de game, as empresas financiam 70% dele, dão o dinheiro na hora", exemplifica.

O presidente da Acigames, entretanto, acredita que o apelo popular pode fazer o Ministério da Cultura a considerar a inclusão dos games no benefício. Ele diz que isso pode revolucionar o ainda embrionário mercado de games no Brasil, aquecendo a economia e atraindo investidores. "Com a inclusão no Vale-Cultura, o Brasil pode se tornar o berço dos games. Conversando com o vice-presidente da maior empresa de aplicativos e jogos para celulares do mundo, ele disse que a medida vai atrair centenas de empresas de jogos para cá. Seria a primeira vez que um governo investe diretamente no produto", completa.

Veja o vídeo:

Tags:  games [5], mercado de games [6], Jogos [7], mobile [8], celular [9], bolsa cultura [10], smartphone [11], acigames [12], vale-cultura [13], Vale Cultura [14], 50 reais [15], inclusão [16], mobilização [17], gamers [18], querem [19], Ministério da Cultura [20], Marta Suplicy [21], governo [22], Campus Party [23], cpbr6 [24], moacyr alves [25], francisco tupy [26], benefício [27], vídeo-game [28], preconceito [29], apelo [30], popular [31], investidores [32], mercado [33], Economia [34], brasil [35], mundo [36], designer [37], Cultura [38], Tecnologia [1], produtos do vale cultura [39], usuários [40], compra [41], o que poderá comprar [42], game [43], jogo [44], APP [45], ingresso [46], cinema [47], teatro [48], livro [49], TV por assinatura [50]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [51] Fazer uma Reclamação [51] Fazer uma Elogio [51] Fazer uma Sugestão [51] Fazer uma Solicitação [51] Fazer uma Simplifique [51]

Deixe seu comentário