Em seu momento mais próximo da Terra, Lua terá aparência maior e mais brilhante. Fenômeno conhecido como superlua poderá ser observado neste domingo (10)

Imagem:

Compartilhar:

Superlua e chuva de meteoros iluminam o céu esta semana

Criado em 07/08/14 16h38 e atualizado em 12/08/14 17h16
Por Fernanda Duarte* Fonte:Portal EBC

Superlua
Em seu momento mais próximo da Terra, Lua terá aparência maior e mais brilhante (Foto: Rafael Holanda Barroso/Fickr/Creative Commons)

Dois eventos astronômicos disputarão nos próximos dias a atenção daqueles que gostam de observar a movimentação dos astros no céu: a chuva de meteoros Perseidas e a superlua.

Na noite deste domingo (10) a Lua se apresentará até 14% maior e mais brilhante do que o habitual. O fenômeno, conhecido como superlua, ocorre quando a Lua, em sua fase cheia, se encontra no ponto mais próximo da Terra em sua órbita.

Leia também no Portal EBC:

Saiba como acompanhar pela internet a chuva de meteoros Perseidas [2]

Brasileiros ajudam Nasa na descoberta de lua em Plutão [3]

Chegada do homem à Lua completa 45 anos [4]

Após viagem de dez anos, sonda espacial Rosetta entra na órbita de cometa [5]

De acordo com o professor Antônio Araújo Sobrinho, presidente da Associação Norte-Riograndense de Astronomia (ANRA), a Lua possui uma órbita elíptica pela qual ela gira em torno da Terra, em um ciclo aproximado de 28 dias. “Esse processo é chamado de revolução e conforme ele vai se dando, a distância entre o nosso planeta e seu satélite vai variando. O ponto mais distante desta órbita em relação à Terra é chamado de apogeu [406 mil quilômetros], enquanto o menor é o perigeu [356,8 mil quilômetros], por qual o satélite passará neste dia 10”, explica ele.

Saiba mais sobre o fenômeno da superlua

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Segundo a Agência Espacial Norte-Americana (NASA), a ocorrência de luas cheias durante a passagem pelo perígeo acontece a cada três meses e 18 dias. O que torna o fenômeno deste domingo especial, segundo Araújo, é que este será o momento em que a lua passará mais perto de nosso planeta em todo o ano de 2014. 

Ele também aponta que o melhor momento para observar a superlua será no início da noite.

Nos dias 11, 12 e 13 será a vez da chuva de meteoros perseídas ser observada no céu. Ao contrário da chuva de meteoros delta aquarídeas austrais [6], que ocorreu no final de julho, esta deve ser bastante intensa. Conforme dados da NASA, o pico da chuva de meteoros Perseidas, que acontecerá nesses dias, deve produzir cerca de 80 meteoros por hora, incluindo bolas de fogo.

O professor ressalta, porém, que em algumas áreas a lua poderá atrapalhar a observação deste outro fenômeno ao ofuscar com seu brilho intenso a visualização dos meteoros.

* Com informações da Agência Espacial Norte-Americana (NASA)

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [11] Fazer uma Reclamação [11] Fazer uma Elogio [11] Fazer uma Sugestão [11] Fazer uma Solicitação [11] Fazer uma Simplifique [11]

Deixe seu comentário