ada lovelace

Imagem:

Compartilhar:

Conheça a história da Ada Lovelace, a primeira programadora do mundo

Criado em 02/03/15 15h55 e atualizado em 02/03/15 16h02
Edição:Portal EBC

A participação de mulheres na área de tecnologia ainda é tímida no mundo. Entre os motivos apontados por pesquisas na área, está o preconceito daqueles que já estão na área e das próprias mulheres. Mas um dado que pode ajudar a quebrar os estereótipos é que um dos primeiros programadores da história foi, na verdade, uma programadora.

Em 1842, Ada Lovelace se tornou a primeira programadora da história ao acrescentar algoritimos para funcionamento de uma máquina mecânica. Filha do poeta Lord Byron, a condessa de Lovelace era matemática e contribuiu com a tradução de um artigo científico, acrescentando mais dados ao mesmo. A programadora nasceu em 10 de dezembro de 1815,.

Em homenagem à primeira programadora da história, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos chegou a batizar uma linguagem de programação de alto nível com o título de ADA, em meados da década de 70. Essa linguagem pode ser utilizada para softwares de aviação, por exemplo.

Incentivada pela mãe, Ada estudou matemática e lógica. Ela colaborou profissionalmente com Charles Babbage no projeto Máquina Analítica, o primeiro computador mecânico.

A Ada criava algoritmos para serem processadas pela máquina, o que muitos consideram ser o primeiro software, ou o primeiro programa de computador. Ela escreveu várias notas sobre a máquina análitica e refletia sobre como o indivíduo e a sociedade se relacionariam com a tecnologia de forma colaborativa

Se hoje vivemos cercados de tecnologia por todos os lados, devemos um pouco a ela. Ada morreu muito jovem, aos 36 anos, mas estará para sempre na nossa galeria de mulheres inspiradoras.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [5] Fazer uma Reclamação [5] Fazer uma Elogio [5] Fazer uma Sugestão [5] Fazer uma Solicitação [5] Fazer uma Simplifique [5]

Deixe seu comentário