Charon - Lua maior de Plutão

Imagem:

Compartilhar:

Nasa divulga novas fotos de Plutão; Montanhas e Lua Charon se destacam

Criado em 15/07/15 16h16 e atualizado em 15/07/15 17h02
Edição:Portal EBC*

Na tarde desta quarta-feira (15), a Nasa realiza uma conferência internacional sobre os primeiros dados obtidos da sonda New Horizons, que se aproximou nesta terça-feira (13) do ponto mais próximo de Plutão, considerado Planeta-Anão desde 2006 [2].

Confira, abaixo, fotos e breves análises divulgadas durante a conferência:

1 - Lua Charon possui vales profundos

Charon é o nome de um barqueiro da mitologia grega que levou os mortos através do rio Styx. Mas é também a maior lua de Plutão. As imagens do New Horizons mostram um objeto celeste de mais de 965 quilômetros com vários cânions profundos, vales, penhascos, e pequenas regiões ainda muito misterioras, conforme destacou o cientista ad Nasa, Cathly Olkin.

Charon - Lua maior de Plutão
Divulgação / Nasa

2 - Zoom de Plutão revela montanhas; confira vídeo

Os cientistas da Nasa deram um zoom na primeira foto de alta resolução enviada pela New Horizons nesta terça-feira (14). Eles se dizem surpreendidos em não terem encontrado uma única cratéria Eles zoom em uma parte da foto de ontem de Plutão a primeira imagem muito alta resolução. Ele diz que, surpreendentemente, que eles não encontraram uma única cratera de impacto sobre a imagem. As montanhas que aparecem na fotos podem ter cerca de 11 mil pés de altura (3.35 mil metros).

Detalhe de Plutão
Creative Commons - CC BY 3.0 - Detalhe de Plutão

Divulgação / Nasa

3 - "Coração" aparece na 1ª foto mais próxima da New Horizons sobre Plutão

A primeira foto da Nasa foi divulgada com destaque para um formato de coração na parte inferior de Plutão. Mesmo assim, a equipe da Nasa vai batizar a região com o nome do descobridor do Planeta, Clyde Tombaugh, que ocorreu em 1930. As cinzadas de Tombaugh foram enviadas dentro da New Horizons juntamente a outros objetos como bandeiras americanas.

Plutão e o coração
Creative Commons - CC BY 3.0 - Plutão e o coração

Plutão e o coração

(Aguarde por mais fotos.)

*com informações da Nasa

Tags:  Nasa [9], new horizons [10], de olho no céu [11]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [12] Fazer uma Reclamação [12] Fazer uma Elogio [12] Fazer uma Sugestão [12] Fazer uma Solicitação [12] Fazer uma Simplifique [12]

Deixe seu comentário