Programação

Carlos Eduardo Pereira discute livro "Agora Agora" no Trilha de Letras

Escritor reflete sobre o papel da literatura para estimular a empatia

Publicado em 29/04/2024 - 15:40 e atualizado em 29/04/2024 - 15:42
Veículos: TV Brasil
Categorias: Variedades
Exibição em: TV Brasil

A edição inédita do programa Trilha de Letras recebe o escritor Carlos Eduardo Pereira nesta terça (30), às 22h30, na TV Brasil. O convidado bate um papo com a apresentadora Eliana Alves Cruz sobre racismo no país a partir do seu mais recente romance, o título "Agora Agora". O papel do livro no fomento à empatia é outro assunto destacado pelo autor no decorrer da entrevista.

Escritor Carlos Eduardo Pereira e apresentadora Eliana Alves Cruz no Trilha de Letras
Escritor Carlos Eduardo Pereira e apresentadora Eliana Alves Cruz no Trilha de Letras, por Divulgação / TV Brasil

A atração sobre literatura também pode ser acompanhada em formato podcast nas plataformas digitais. A conversa gravada na BiblioMaison para o programa fica disponível no app TV Brasil Play e no canal do YouTube da emissora pública. A produção sobre o universo literário ainda tem uma versão radiofônica que vai ao ar às quartas, mais tarde, às 23h, pela Rádio MEC.

No quadro "Dando a Letra", espaço do Trilha de Letras que traz sugestões de leitura, a booktuber Taryne Zottino indica a obra "Humanos Exemplares", romance da escritora carioca Juliana Leite. O segundo livro da autora acompanha a solitária rotina de uma viúva idosa que vive das lembranças para lidar com o tédio do presente.

Identificação e empatia

Durante o Trilha de Letras, Carlos Eduardo Pereira reflete a respeito de temas sociais latentes. Essas perspectivas são levantadas na conversa com a anfitriã Eliana Alves Cruz ao comentar a sua mais recente produção literária, o livro "Agora Agora".

Carlos Eduardo Pereira aborda racismo em seu romance "Agora Agora"
Carlos Eduardo Pereira aborda racismo em seu romance "Agora Agora", por Divulgação / TV Brasil

A obra aborda três gerações de homens negros de uma mesma família que têm o mesmo nome: Jorge. A partir da história de cada um deles, a narrativa traça um panorama do racismo no Brasil, revela como afeta as oportunidades e destaca a influência na psique de pessoas negras.

Carlos Eduardo também fala sobre o papel do livro para gerar identificação. "A literatura me parece ser a experiência mais radical de empatia", sugere. A proposta chama a atenção do leitor para questões que podem não fazer parte do cotidiano de todos, mas certamente colaboram para que se enxergue determinadas causas com olhos mais empáticos.

O romancista explica que o público pode imaginar a partir se suas próprias concepções. "Na literatura, a gente como leitor cria aquele universo, por mais que tenha um narrador direcionando as coisas, alguém que pensou antes, um escritor", pondera sobre o exercício de se colocar no lugar do outro.

Sobre o programa 

O Trilha de Letras busca debater os temas mais atuais discutidos pela sociedade por meio da literatura. A cada edição, o programa recebe um convidado diferente. A atração foi idealizada em 2016 pela jornalista Emília Ferraz, atual diretora do programa que entrou no ar em abril de 2017. Nesta temporada, os episódios foram gravados na BiblioMaison, biblioteca do Consulado da França no Rio de Janeiro 

Eliana Alves Cruz apresenta o programa Trilha de Letras
Eliana Alves Cruz apresenta o programa Trilha de Letras, por Divulgação / TV Brasil

A TV Brasil já produziu três temporadas do programa e recebeu mais de 200 convidados nacionais e estrangeiros. As duas primeiras temporadas foram apresentadas pelo escritor Raphael Montes. A terceira, por Katy Navarro, jornalista da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A jornalista, escritora e roteirista Eliana Alves Cruz assume a quarta temporada, que também ganha uma versão na Rádio MEC

A produção exibida pelo canal público às terças, às 22h30, tem horário alternativo na telinha durante a madrugada de terça para quarta, às 3h30. Já na programação da Rádio MEC, o conteúdo é apresentado às quartas, às 23h. 

Ao vivo e on demand   

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.   

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.   

Serviço Trilha de Letras – terça, dia 30/4, às 22h30, na TV Brasil
Trilha de Letras – terça, dia 30/4, para quarta, dia 1º/5, às 3h30, na TV Brasil 
Trilha de Letras – quarta, dia 1º/5, às 23h, na Rádio MEC 

TV Brasil na internet e nas redes sociais  
Site – https://tvbrasil.ebc.com.br 
Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
Twitter – https://twitter.com/TVBrasil 
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil 
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil 
TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil
TV Brasil Play - http://tvbrasilplay.com.br 

Rádio MEC na internet e nas redes sociais  
Site: https://radios.ebc.com.br 
Instagram: https://www.instagram.com/radiomec 
Spotify: https://open.spotify.com/user/radiomec 
YouTube: https://www.youtube.com/radiomec
Facebook: https://www.facebook.com/radiomec  
Twitter: https://twitter.com/radiomec  
WhatsApp: (21) 99710-0537  

Como sintonizar a Rádio MEC  
Rio de Janeiro: FM 99,3 MHz e AM 800 kHz  
Belo Horizonte: FM 87,1 MHz  
Brasília: FM 87,1 MHz e AM 800 kHz  
Parabólica - Star One C2 - 3748,00 MHz - Serviço 3 
Celular - App Rádios EBC para Android iOS