Programação

Programa da Rádio MEC celebra Dia Internacional do Jazz

Data reconhecida pela Unesco é comemorada em 30 de abril

Publicado em 29/04/2024 - 15:02
Veículos: Rádio MEC
Categorias: Variedades
Exibição em: Rádio MEC

Para comemorar o Dia Internacional do Jazz, celebrado em 30 de abril, a Rádio MEC transmite uma edição especial ao vivo do programa Jazz Livre nesta terça-feira (30), às 21h. Instituída pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) em 2011, a data homenageia o pianista e compositor Herbie Hancock, grande nome da música negra e embaixador da Boa Vontade da Unesco.
 
Apresentado por Sidney Ferreira, o Jazz Livre temático desta terça explora temas que dão um panorama da evolução da estética jazzística através dos tempos. A atração da emissora pública revela que, ao longo das décadas, o gênero musical evoluiu através de vertentes paralelas, do ragtime ao blues e ao swing. 

No repertório apresentado durante o programa estão clássicos como “Lover Man” (na voz de Billie Hollyday), “Sing, Sing, Sing” (Benny Goodeman), “So What” (Miles Davis), “Take Five” (Dave Brubek Quartet), “My Favorite Things” (John Coltrane), e “Out The Window” (Jazzmeia Horn). 

A comemoração do Dia Internacional do Jazz tem como objetivo lembrar a importância deste gênero musical e sua contribuição na promoção de diferentes culturas e povos ao longo da história. O jazz está associado à luta pela liberdade e à abolição da escravatura.

Para honrar a ancestralidade e lutar pelos direitos civis dos afro-americanos, o jazz surgiu no fim do século 19, em Nova Orleans, nos Estados Unidos, e só foi reconhecido como música em 1915, já no século 20. A palavra “jazz” surgiu provavelmente nas ruas, como uma gíria.

O som é marcado pela criatividade e improvisação, a partir da fusão de diferentes ritmos, e deu origem ao rock'n'roll e à bossa nova. Entre os grandes nomes do jazz estão Miles Davis, Chet Baker, Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Nina Simone, John Coltrane, Louis Armstrong e Herbie Hancock.

Sobre o Jazz Livre
 
Atração diária da Rádio MEC, no ar de segunda a sexta-feira, na faixa das 21h, o Jazz Livre tem uma hora de duração com o melhor repertório do gênero e da música instrumental. O programa apresenta várias edições inéditas por semana, ao vivo, geralmente, de segunda a quinta-feira.

A produção transmitida em tempo real oferece ao público a oportunidade para interagir através do WhatsApp (21) 99710-0537. Os ouvintes podem participar das edições e mandar sua mensagem para a equipe da emissora pública.

Apresentado por Sidney Ferreira, o Jazz Livre tem produção de Anderson Domingos, Carlos Soca e “J. C. Kid”. A coordenação de produção fica com Rodrigo Soprana. Os trabalhos técnicos são de Silas Mendes com coordenação de operações de rádio de Fábio Luiz. Thiago Regotto é o gerente executivo de rádio.

Sobre a Rádio MEC

Conhecida de norte a sul do país como "A Rádio de Música Clássica do Brasil", a Rádio MEC é consagrada pelo público por sua vocação direcionada à música erudita. A tradicional estação dedica 80% de sua programação à música clássica e leva ao ar compositores brasileiros e internacionais de todos os tempos.

A Rádio MEC oferece aos ouvintes a experiência de acompanhar repertórios segmentados, composições originais e produções qualificadas. Ainda há espaço também para faixas de jazz e música popular brasileira, combinação que garante a conquista de novos públicos e agrada a audiência cativa.

A emissora pode ser sintonizada pela frequência FM 99,3 MHz e AM 800 kHz no Rio de Janeiro. O dial da Rádio MEC em Brasília está em FM 87,1 MHz e AM 800 kHz. O público também acompanha a programação em Belo Horizonte na frequência FM 87,1 MHz. O conteúdo ainda é veiculado no app Rádios EBC.

Os ouvintes têm participação garantida e podem colaborar com sugestões para a programação da Rádio MEC. O público pode interagir pelas redes sociais e pelo WhatsApp. Para isso, basta que os interessados enviem mensagens de texto para o número (21) 99710-0537.

Histórico da emissora

Sinônimo de educação, arte e cultura, a MEC foi a primeira emissora radiofônica do Brasil. Sucessora da Rádio Sociedade, criada em 1923 por Edgard Roquette-Pinto e Henrique Morize, guarda a história da música brasileira e tem papel importante na formação musical e cultural do país. Em 5 de julho de 2022, foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Rio de Janeiro.

Doada em 1936 ao Ministério da Educação, a Rádio MEC é gerida desde 2007 pela EBC. Com cerca de 50 mil registros e produções, a emissora possui um patrimônio de gravações de depoimentos que vão de Getúlio Vargas a Monteiro Lobato, passando por crônicas de Cecília Meireles e Manuel Bandeira. Já passaram pelos estúdios da emissora grandes nomes como Fernanda Montenegro e Carlos Drummond de Andrade.

A programação é voltada para a difusão da cultura brasileira. Contempla a diversidade da música nacional, de gêneros como o choro, a música regional, a instrumental e de concerto. Conta ainda na sua grade com programas dedicados à literatura, cinema, dramaturgia e às artes como um todo.
 
Serviço
Jazz Livre - terça-feira, dia 30/04, às 21h, na Rádio MEC

Rádio MEC na internet e nas redes sociais
Site: https://radios.ebc.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/radiomec
Spotify: https://open.spotify.com/user/radiomec
YouTube: https://www.youtube.com/radiomec
Facebook: https://www.facebook.com/radiomec
Twitter: https://twitter.com/radiomec
WhatsApp: (21) 99710-0537
 
Como sintonizar a Rádio MEC
Rio de Janeiro: FM 99,3 MHz e AM 800 kHz
Belo Horizonte: FM 87,1 MHz
Brasília: FM 87,1 MHz e AM 800 kHz
Parabólica - Star One C2 - 3748,00 MHz - Serviço 3
Celular - App Rádios EBC para Android e iOS