Programação

Rádio Nacional leva ao ar programação temática de carnaval

Emissora acompanha atrações da festividade da cultura popular no país

Publicado em 14/02/2023 - 10:14 e atualizado em 17/02/2023 - 10:21
Veículos:
Categorias: Variedades
Exibição em: Rádio Nacional
Carnavais do Brasil

 

A Rádio Nacional apresenta conteúdos especiais e transmissões ao vivo para celebrar o carnaval com uma série de atrações. Os programas temáticos embalam o ouvinte que deseja entrar no ritmo da folia, curtir o repertório de obras que marcam a festa e acompanhar as principais notícias carnavalescas.

Repleta do melhor da música nacional e com clássicos do samba, a programação para comemorar as manifestações da cultura popular tem destaque em diversos horários. A seleção de produções especiais vai ao ar em rede com todas as emissoras da Rádio Nacional.

A partir de sexta (17), às 21h, a faixa Carnavais do Brasil transmite, ao vivo, o circuito de shows do carnaval de Salvador, Olinda e Recife em rede com a TV Brasil, canal público que também é gerido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Essa cobertura multiplataforma com a programação da folia de rua e do desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo ainda tem espaço a partir do mesmo horário no sábado (18), domingo (19), segunda (20) e terça (21), além do final de semana seguinte, na sexta (24) e sábado (25).

As canções que fazem sucesso nessa época do ano estão no ar durante a programação da Rádio Nacional no sábado (18) e domingo (19), às 9h, às 13h e às 18h. Os locutores da emissora trocam de horário e agitam a celebração momesca da rádio pública.

A cada 20 minutos, a faixa musical abre espaço para flashes ao vivo das equipes de jornalismo e entradas dos profissionais da emissora em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Tabatinga. O horário também tem a participação das parceiras que integram a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).

 

Atrações diárias pelas ondas da Nacional

A edição temática do programa Na Trilha da História começa a sequência de conteúdos sobre a folia no sábado (18), às 8h. A atração aborda a origem do carnaval no Brasil, as escolas de samba e os trios com a participação do historiador André Diniz no papo com a apresentadora Isabela Azevedo.

A produção mescla história do Brasil e do mundo com músicas. Os convidados conversam sobre um período ou personagem histórico. A prosa é intercalada com canções sobre o tema. Com linguagem neutra, leve e bem-humorada, o programa destaca as curiosidades raramente ensinadas em sala de aula.

Depois da faixa Carnavais do Brasil, ainda no sábado (18), ao meio-dia, o programa Samba na Gamboa cai na folia e apresenta clássicos do gênero com Martinho da Vila durante a produção conduzida pela bamba Diogo Nogueira.

Também no sábado (18), às 21h, a Rádio Nacional entra em rede com a TV Brasil para trazer a cobertura com flashes do desfile das agremiações do Grupo Especial de São Paulo, no Sambódromo do Anhembi, e das escolas de samba da Série Ouro do Rio de Janeiro, na Passarela do Samba fluminense, a Marquês de Sapucaí.

A primeira atração de domingo (19), às 8h, é o programa Memória Musical que abre seu arquivo com acervo de grandes entrevistas e histórias sobre o universo do samba. Depois da faixa com repertório temático, entre 9h e 12h, o Especial de Carnaval resgata os melhores sambas enredos de todos os tempos.

À noite, em rede com a TV Brasil, a Rádio Nacional transmite o desfile das escolas de samba do Grupo de Acesso I, de São Paulo, e compartilha as entradas do jornalismo com as agremiações do Grupo Especial do Rio de Janeiro. A faixa ainda revela a animação dos blocos que mobilizam milhões de foliões nas cidades nordestinas.

A programação de segunda (20), terça (21) e quarta (22) repercute os fatos mais relevantes da folia às 15h. O destaque da Rádio Nacional nestas datas é a apuração dos desfiles das escolas de samba com o anúncio das notas das agremiações do Grupo Especial de São Paulo na terça (21) e do Rio na quarta (22).

Já no próximo final de semana, a Rádio Nacional volta a entrar em rede com a TV Brasil. Na sexta (24), às 21h, a emissora acompanha a transmissão do desfile das escolas de samba da Série Prata, do carnaval do Rio de Janeiro, direto da Nova Intendente, na Zona Norte da capital fluminense.

No sábado (25), no mesmo horário, o foco se divide entre o segundo dia dos desfiles da Série Prata do Rio de Janeiro e a transmissão do desfile das escolas de samba Campeãs da folia de São Paulo. Especialistas debatem o desempenho das agremiações com o time de apresentadores dos veículos públicos.

 

#VemOuvir

Música e informação você encontra na Rádio Nacional. Diariamente no ar, os clássicos da música brasileira e os artistas que fazem sucesso na nova MPB. Fique ainda bem-informado com notícias a todo momento e muito futebol.

A Nacional também está no Instagram e no YouTube. A rádio marca presença ainda no Spotify com o perfil "Rádio Nacional". Os fãs podem ouvir podcasts e playlists com os conteúdos dos programas da emissora. A interação com o ouvinte está 'on' pelas redes sociais e pelo WhatsApp.

Criada em 1936 no Rio de Janeiro, a Rádio Nacional está presente na memória afetiva da população ao revelar o Brasil aos brasileiros e é reconhecida como referência de programação plural e popular. Em Brasília, a emissora AM foi criada em 1958 para apoiar a construção da Capital. A frequência em FM no Distrito Federal entrou no ar em 1976, a primeira da capital do país.

Inaugurada em 1º de setembro de 1977, a Nacional da Amazônia transmite em ondas curtas para a região da Amazônia Legal, com cobertura de mais da metade do território brasileiro. Alcança, potencialmente, 60 milhões de habitantes, com um sinal que chega em toda a Região Norte, além de Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e outros estados.

Sintonizada desde 2006, a Rádio Nacional do Alto Solimões mistura informação local e nacional com protagonismo para a produção da região. Em 2021, entra no ar a Rádio Nacional em São Paulo, enquanto no ano seguinte foi a vez de São Luís, capital do Maranhão, ganhar sua emissora da Nacional.

 

Serviço

Transmissões de Carnaval na programação da Rádio Nacional

- Carnavais do Brasil, sexta-feira, dia 17/2, às 21h

- Na Trilha da História, sábado, dia 18/2, às 8h

- Carnavais do Brasil, sábado, dia 18/2, às 9h

- Samba na Gamboa, sábado, dia 18/2, às 12h

- Carnavais do Brasil, sábado, dia 18/2, às 13h

- Carnavais do Brasil, sábado, dia 18/2, às 21h

- Memória Musical, domingo, dia 19/2, às 8h

- Carnavais do Brasil, domingo, dia 19/2, às 9h

- Especial de Carnaval, domingo, dia 19/2, às 12h

- Carnavais do Brasil, domingo, dia 19/2, às 13h

- Carnavais do Brasil, domingo, dia 19/2, às 21h

- Carnavais do Brasil, segunda, dia 20/2, às 15h

- Carnavais do Brasil, segunda, dia 20/2, às 21h

- Carnavais do Brasil, terça, dia 21/2, às 15h

- Carnavais do Brasil, terça, dia 21/2, às 21h

- Carnavais do Brasil, quarta, dia 22/2, às 15h

- Carnavais do Brasil, sexta, dia 24/2, às 21h

- Carnavais do Brasil, sábado, dia 25/2, às 21h

 

Rádio Nacional na internet e nas redes sociais

Site: https://radios.ebc.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/radionacionalbr

Spotify: https://open.spotify.com/user/vpj3k8ogjwf1nkv4nap3tlruv

YouTube: http://youtube.com/radionacionalbr

Facebook: https://www.facebook.com/radionacionalbr

Twitter: https://twitter.com/radionacionalbr

 

WhatsApp Nacional

- Rádio Nacional FM: (61) 99989-1201

- Rádio Nacional AM: (61) 99674-1536

- Rádio Nacional da Amazônia: (61) 99674-1568

- Rádio Nacional do Rio de Janeiro: (21) 97119-9966

 

Saiba como sintonizar a Rádio Nacional

Brasília: FM 96,1 MHz e AM 980 Khz

Rio de Janeiro: FM 87,1 MHz e AM 1130 kHz

São Paulo: FM 87,1 MHz

Recife: FM 87,1 MHz

São Luís: FM 93,7 MHz

Amazônia: 11.780KHz e 6.180KHz OC

Alto Solimões: FM 96,1 MHz

 

Celular - App Rádios EBC para Android iOS